Pular para o conteúdo
Início » 20 receitas de máscaras faciais caseiras para você testar na sua casa

20 receitas de máscaras faciais caseiras para você testar na sua casa

Para evitar que você arranje complicações para a sua pele, separei 20 receitas de máscaras faciais caseiras para você testar.

máscaras faciais caseiras
Fonte: Revista L’Officiel – 20 Receitas de máscaras faciais caseiras

Normalmente, algumas mulheres são tão viciadas em produtos rejuvenescedores, que saem testando todos que veem pela frente.

Aliás, antes de lhe apresentar as máscaras faciais caseiras, quero destacar que a pele do rosto é extremamente sensível. Por isso, ela não só precisa de cuidados e atenção, como também não pode receber qualquer tipo de produto.

Sobretudo, as máscaras faciais caseiras não só deixam a pele mais saudável, como também são formas fáceis, práticas, versáteis e econômicas de se cuidar da pele. Afinal, quase sempre, os produtos que usamos, já usamos em casa.

Além do mais, as máscaras faciais caseiras possuem efeitos rápidos e com alta eficácia. Por isso, quase sempre são mais eficazes que muitos cremes convencionais que existem por aí.

E claro, além de tudo isso, elas ainda te ajudam a complementar sua rotina diária de cuidados com a pele. Enfim, vem conhecer um pouco mais sobre esse universo mascarado.

Tudo sobre a pele e seus cuidados

receitas de máscaras faciais caseiras
Fonte: Dicas de mulher – Receitas de máscaras faciais caseiras

Primeiramente, é importante que você saiba que a nossa pele sofre constantes transformações. Inclusive, quanto mais velhas ficamos, mais elas ficam diferentes.

Sobretudo, isso ocorre, por conta de diversos fatores. Dentre eles, as mudanças alimentares, distúrbios hormonais, temperatura do ambiente e radiação solar.

Por conta dos inúmeros fatores que prejudicam nossa pele, os especialistas recomendam cuidados dobrados com ela. Afinal, é uma pele muito sensível, como eu já disse.

Dessa forma, as máscaras faciais caseiras se tornaram um dos produtos mais usados para cuidar da pele. Inclusive, caso você não saiba, elas possuem grandes vantagens em suas composições, se comparada com alguns cremes convencionais.

Como por exemplo, enquanto nos cremes contém 0,2% de alantoína, nas máscaras podem chegar até 1%. Vale ressaltar que a alantoína é um poderoso hidratante e calmante.

Benefícios das máscaras faciais

Benefícios das máscaras faciais
Fonte: Taty Santos – Benefícios das máscaras faciais
  • Deixam sua pele mais saudável;
  • Normalmente, podem ser usadas para qualquer tipo de pele;
  • São cosméticos muito versáteis;
  • Retardam o envelhecimento;
  • Hidratam a pele;

6 cuidados antes de aplicar a máscara caseira

Quais os cuidados antes de aplicar a máscara caseira
Fonte: Moda Campinas – Quais os cuidados antes de aplicar a máscara caseira
  1. Lave bem o rosto, para retirar as impurezas da pele;
  2. Faça uso de esfoliantes, pois assim a máscara penetrará melhor na pele;
  3. Logo após, aplicar a máscara, deixe-a no rosto por 10 a 15 minutos. E em seguida, retire com água morna ou fria;
  4. Eu recomendo que você faça uso das máscaras de 15 em 15 dias. Mas, tudo depende da necessidade da sua pele;
  5. Em casos de dúvidas ou alergias, recomendo que procure um dermatologista. Pois, ele saberá lhe indicar o tratamento ideal para o seu tipo de pele;
  6. As opções esfoliantes, de café, por exemplo, devem ser utilizadas de 20 dias a 1 mês. Já as hidratantes e calmantes, recomendo que dê um espaço de 15 dias ou mais.

Máscaras faciais para hidratar a pele

1- Máscara de pepino

Máscaras faciais para hidratar a pele
Fonte: Márcia Travessoni – Máscaras faciais para hidratar a pele

Primeiramente, o pepino é um dos ingredientes mais comuns para se preparar máscaras. Basicamente, isso se dá justamente por conta dos seus nutrientes, os quais auxiliam na remoção de cravos, na cicatrização.

Além de ser responsável por deixar a pele mais firme, relaxada, calma e hidratada. Dessa forma, você pode começar separando duas fatias de pepino, para colocar na região dos olhos.

Logo depois, você precisará de um pepino descascado. Em seguida, triture-o, até formar uma pasta homogênea. Caso ache necessário, adicione algumas gotas de água fria. Mas, sem exagerar.

Assim sendo, é só aplicar no seu rosto, com movimentos circulares e após 10-15 minutos, retire do rosto com água fria.

2- Máscara facial de banana

máscaras faciais caseiras
Fonte: Catraca Livre – Máscara facial de banana

Sabia que a banana consegue hidratar sua pele? Caso não sabia, a banana contém inúmeros nutrientes e vitaminas. Dentre elas, a vitamina C e B6, as quais inclusive, ajudam na manutenção da integridade e elasticidade da pele.

Sobretudo, para preparar essa máscara você precisa pegar uma banana madura e amassá-la até formar uma pasta. Em seguida, acrescente um pouco de creme de leite, misture e aplique no rosto.

Assim como todas as máscaras faciais caseiras, eu recomendo que você deixe por 10 a 15 minutos e logo depois retire com água fria. Pois, assim você ativará sua circulação sanguínea.

3- Máscara de babosa

Máscara facial de babosa
Fonte: Vix – Máscara facial de babosa

Se você, assim como eu, achou que a babosa só servia para hidratar o cabelo, está enganada. Pois, o gel da planta aloe vera, a babosa também é poderoso para hidratar, cicatrizar e secar as espinhas da pele. E claro, manter a pele saudável e hidratada.

Basicamente, para você preparar a sua máscara facial, você precisa primeiro bater o gel coado da planta no liquidificador. Logo após, quando ele se formar em um líquido pegajoso, é só aplicar no rosto.

4- Máscara facial de aveia

Máscara facial de aveia
Fonte: Notícias ao minuto – Máscara facial de aveia

Acima de tudo, a aveia é um alimento que pode beneficiar principalmente as peles mais ressecadas e sensíveis. Afinal, ela consegue hidratar e ainda criar uma barreira na pele contra ressecamento.

Além do mais, a aveia tem um ótimo efeito esfoliante, por isso ela consegue remover as células mortas da pele. Enfim, para preparar sua máscara de aveia, você só precisa bater no liquidificador meia xícara de aveia, com mel, leite e duas gotas de óleo essencial de gerânio ou de camomila.

Após misturar todos os ingredientes, basta aplicar a pasta na pele. E lembre-se de aplicar com movimentos circulares.

Máscaras faciais para nutrir a pele

1- Máscara facial de banana com abacate

Máscara facial de banana com abacate
Fonte: M de mulher – Máscara facial de banana com abacate

Para preparar sua máscara facial, você precisará de meia banana, meio abacate, uma colher de chá de mel, duas colheres de iogurte grego e uma colher de sopa de azeite.

Dessa forma, amasse a banana com o abacate e misture todos os outros ingredientes. Após essa mistura se transformar em uma pasta, aplique-a na pele.

2- Super glow

Máscara Super glow
Fonte: Bem viver mulher – Máscara Super glow

Acima de tudo, essa máscara facial além de nutrir a pele, serve também como anti-inflamatório. Basicamente, você precisará da metade de um abacate amassado, uma colher de sopa de mel, duas colheres de chá de óleo de coco e meia colher de chá de erva-doce picada.

Dessa forma, deixe a máscara agir no seu rosto por 20 minutos. Logo depois, faça uma boa esfoliação no seu rosto.

3- Máscara facial nutritiva

Máscara facial nutritiva com iogurte natural
Fonte: Atlântida Girls – Máscara facial nutritiva com iogurte natural

Antes de mais nada, para fazer essa máscara, você precisará de uma xícara de iogurte natural e uma colher de chá de semente de erva doce. Misture os dois e aplique no rosto.

Assim como as demais, essa máscara precisará de ficar no seu rosto por 20 minutos e logo depois, deve ser retirada com água morna.

Inclusive, vale destacar que o iogurte, não é só saboroso, como também contém dentro dele, propriedades, que funcionam como calmante. Além disso, ele consegue diminuir poros dilatados e também remover impurezas encontradas na superfície cutânea.

Enquanto a erva-doce, consegue purificar a pele e diminuir linhas de expressão na área dos olhos.

4- Máscara facial caseira para pele radiante

Máscara facial caseira para pele radiante
Fonte: Um como – Máscara facial caseira para pele radiante

Sobretudo, para produzir essa máscara, você precisará de meia maçã sem casca, um pau de canela e ¼ xícara de abóbora. Logo após, pegar todos os ingredientes, bata todos no liquidificador.

Em seguida, acrescente uma colher de leite, com uma colher de mel e mexa bem. E fim, agora é só aplicar a mistura em seu rosto. De modo geral, a mistura desses 4 elementos, pode te ajudar a ter uma pele bem iluminada.

Afinal, a abóbora proporciona maciez e combate danos do sol. Já a maçã possui enzimas esfoliantes que potencializam os efeitos iluminadores da abóbora. Enquanto o leite dissolve células e beneficia os poros e a canela estimula a circulação do sangue.

5- Máscara de cúrcuma, leite e mel

Máscara de cúrcuma, leite e mel
Fonte: Catraca livre – Máscara de cúrcuma, leite e mel

Primeiramente, caso você não saiba, a cúrcuma é o famoso açafrão. Inclusive, ele tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Dessa forma, a máscara facial que contém açafrão, pode ser capaz de rejuvenescer a pele, de reduzir a vermelhidão e também de combater a acne.

Basicamente, para montar essa máscara, você precisará de 2 colheres de sopa de cúrcuma em pó, uma colher de mel e um pouco de leite. Assim sendo, misture até formar uma pasta cremosa.

Em seguida, basta aplicar no rosto e deixar por 15 minutos. Logo depois, retire com água morna e com demaquilante ou água micelar. Vale destacar, que o açafrão pode ser mais complicado de sair do rosto, por isso, indiquei passar demaquilante também.

Máscaras faciais caseiras detox

1- Detox

Máscaras faciais caseiras detox
Fonte: Dicas de mulher – Máscaras faciais caseiras detox

Nessa primeira máscara, você só precisará de uma colher de sopa de mamão, com algumas gotas de limão. Misture os dois itens, até se transformar em uma pasta.

Agora é só aplicar no rosto. Contudo, como contém limão, indico que deixe somente 10 minutos no rosto. E claro, se você sentir que sua pele está ficando irritada, ou está sentindo desconforto, retire a máscara imediatamente.

2- Máscara facial detox

máscaras faciais caseiras
Fonte: Época

Já essa segunda opção, você precisará de uma xícara de café de chá verde, recomendo que esteja morno e acrescente mais uma folha de gelatina. Agora aplique no rosto com movimentos do centro do rosto para fora. Ou seja, de uma forma que você estique a pele.

A título de curiosidade, o chá verde contém propriedades que ajudam a repelir bactérias, que causam espinhas. Além disso, ele pode ajudar a reduzir inflamação e as chances de se ter uma pele seca.

Inclusive, recomendo que você higienize a pele com o próprio chá, antes mesmo de aplicar a máscara. Pois, ele ajuda também a diminuir coceiras e alergias.

Máscaras faciais esfoliantes

1- Máscara esfoliante

Máscaras faciais esfoliantes
Fonte: Grão gourmet – Máscaras faciais esfoliantes

Se você está procurando por máscaras faciais caseiras, que deixem a pele mais macia, você está no lugar certo. Inclusive, essa opção aqui é bem simples e já até fiz ela. Então, recomendo muito. Pois, além da ação esfoliante, ela também hidrata a pele e fecha os poros.

Além do mais, o café é rico em vitamina B e em polifenóis, triacilgliceróis, esteróis e tocoferóis, os quais inclusive, atuam como anti-inflamatório e antioxidante. Além disso, ele estimula a produção de colágeno e de elastina.

Primeiramente, para preparar essa máscara você só precisará de uma colher de mel e uma colher de pó de café. Dessa forma, misture os dois ingredientes, até transformá-los em uma pasta. Em seguida, já pode aplicar no rosto, com movimentos circulares e massageando a pele.

Sobretudo, vale destacar que essa máscara deve ficar somente 3 ou 5 minutos na pele e deve ser retirada com água gelada. Apesar dela ser indicada para todos os tipos de peles, ela é mais indicada para peles acneicas e oleosas.

2- Máscara estimulante de mel e leite

Estimulante de mel e leite
Fonte: Blasting News – Estimulante de mel e leite

Já essa máscara, você precisará de 1 colher de sopa de mel, 1 colher de sopa de água mineral e 1 colher de sopa de leite ou iogurte. Basta você misturar esses ingredientes e aplicá-los em seu rosto, com o auxílio de um algodão.

Dessa forma, deixe a máscara agir em seu rosto por 15 minutos e remova com água fria. Sobretudo, essa máscara irá estimular a produção de células novas em seu rosto. E claro, irá retirar células mortas.

Máscaras para rejuvenescimento

1- Máscara de abacate

Rejuvenescimento facial
Fonte: Portal T5 – Rejuvenescimento facial

Agora se você quiser uma máscara que suavize suas marcas de expressão, definitivamente, você precisa usar o abacate. Inclusive, para essa dica você precisará amassar meio abacate com soro fisiológico.

E claro, como de costume retire a máscara após 15 minutos e com água morna.

2- Máscara facial vegana

Máscara facial especial para vegetarianas
Fonte: Site de beleza e moda – Máscara facial especial para vegetarianas

Selecionei 20 máscaras faciais caseiras não foi atoa. Na verdade, quis tentar ajudar todos os tipos de mulheres. Por isso, selecionei uma máscara vegana. Inclusive, ela pode prevenir o envelhecimento da sua pele.

Dessa forma, para fazer essa máscara em casa, você precisará de 1 colher de sopa de abacate e meio limão espremido. Misture os dois, aplique na pele e deixe agir por 15 minutos. Em seguida, lave com água morna.

Caso você não saiba, o limão pode ser bem eficiente na sua máscara. Pois, ele possui agentes bactericidas e cicatrizantes. Além de vitaminas C e complexo B, os quais contribuem para a limpeza da pele.

3- Máscara de rosas para uma pele lisinha

Rosas para uma pele lisinha
Fonte: Terra – Rosas para uma pele lisinha

Primeiramente, você já ouviu falar sobre máscaras faciais com rosas? Caso ainda não tenha visto, é importante que você saiba que elas contém ativos tonificantes e regeneradores. O que inclusive, pode trazer muitos benefícios para a pele.

Dessa forma, para produzir sua máscara você só precisa esmagar cinco pétalas de rosas. Inclusive, esmague até formar uma pasta com elas. Quando formar, você pode aplicar no seu rosto, deixar por 15 minutos e depois enxaguar com água fria.

Máscaras para clarear manchas

1- Máscara facial clareadora de manchas

Máscaras clareadora de manchas
Fonte: Fortíssima – Clareadora de manchas

Para muitas mulheres, as tão infelizes espinhas acabam deixando cicatrizes e marcas nos nossos rostos. Portanto, se você faz parte desse grupo, vem que eu separei máscaras faciais especiais para vocês.

Primeiramente, vamos falar da máscara facial de arroz. Basicamente, ela funciona como adstringente, emoliente, antioxidante, cicatrizante, calmante e refrescante.

Além disso, o arroz contém antioxidantes naturais. Como por exemplo, vitaminas C e A e nutrientes que podem eliminar os radicais livres, os responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Assim sendo, a máscara de arroz conseguirá aliviar a vermelhidão, provocado pelas espinhas. Além de melhorar a circulação sanguínea da região, reduzir manchas e rugas, tonificar a pele, esfoliar e aliviar a pele com acne ou outras inflamações.

Para produzi-la, você precisa triturar o arroz e peneirá-lo até ficar uma farinha fina. Em seguida, misture com água, leite ou sabonete líquido facial. Coloque um tanto que fique uma pasta mais grossa. Logo depois, é só aplicar na pele, deixar por 20 minutos e retirar com água gelada.

2- Máscara de mel, iogurte e limão

Mel, iogurte e limão
Fonte: iBahia – Mel, iogurte e limão

Essa opção de máscara pode servir para qualquer tipo de pele. Seja oleosa, seca ou mista. Basicamente, a mistura desses ingredientes, se torna poderosíssima para remoção de manchas e para estimular a produção de colágeno

Para fazer essa máscara você precisará de 3 colheres de mel, meia xícara de iogurte natural e 5 gotas de limão. Misture todos os ingredientes e plique sobre a pele. Recomendo que você deixe a máscara no seu rosto por 20 minutos e se quiser pode repetir esse processo duas vezes na semana.

Caso você queira uma máscara para limpar a pele. Ou seja, esfoliante, você pode adicionar duas colheres de aveia na mistura.

Máscara facial caseira para peles oleosas

Máscara facial caseira para peles oleosas
Fonte: Pinterest – Máscara facial caseira para peles oleosas

Para tudo, pois eu vou agora te apresentar uma máscara facial com TOMATE. Inclusive, caso você não saiba, o tomate além de rico em vitaminas A, C e aminoácidos, ele também pode combater a oleosidade da pele.

Além do mais, a máscara facial com tomate pode ajudar a reduzir os poros e impedir o desenvolvimento de espinhas. Enfim, vamos logo ao que interessa. mas, eaí Emilly, como é que eu faço essa máscara facial de tomate?

Primeiro, você precisa bater um tomate descascado no liquidificador, junto com um pouco de água. Em seguida, aplique no rosto e deixe agir por 15 minutos.

Como o tomate é altamente ácido, pode ser que em algumas peles ele cause irritações ou queime um pouco. Portanto, eu recomendo que você teste a máscara em uma pequena região, antes de passar de uma vez, ok?

Máscaras faciais caseiras com argilas

Definitivamente, essas são as minhas prediletas, amo. Inclusive, as argilas estão cada vez mais populares em tratamentos medicinais e estéticos. Afinal, elas favorecem a reprodução celular integral, absorvem toxinas, eliminam a oleosidade e clareiam a pele.

1- Argila branca

Fonte: Bem viver

Acima de tudo, a argila branca é mais recomendada para peles sensíveis, secas e com manchas. Basicamente, essa argila é mais recomendada para quem quer uma máscara que tenha ação cicatrizante e anti-séptica. Além disso, ela consegue suavizar, hidratar e revitalizar a sua pele.

2- Argila verde

máscaras faciais caseiras
Fonte: N1

Já a argila verde é mais indicada para peles oleosas e com acne. Sobretudo, essa argila possui ativadores de metabolismo e consegue promover a reconstituição dos tecidos da pele. Além do mais, ela serve como calmante, cicatrizante, descongestionante e esfoliante. E claro, ela purifica e refresca a pele.

3- Argila preta

Fonte: Vogue

E para finalizar com chave de ouro, a argila preta tem ação rejuvenescedora. Ou seja, ela combate a flacidez, linhas de expressão e rugas. Além do mais, ela possui propriedades que clareiam a pele, tonificam, eliminam toxinas e reduz a acne.

Para produzir uma máscara de argila preta, você precisará de uma colher de sopa de argila, água mineral ou chá de camomila. Dessa forma, você precisa misturar até obter uma massa mais pastosa. Vale destacar, que as máscaras de argilas, devem ser retiradas da pele, assim que a argila secar.

Enfim, antes de qualquer coisa, faça o teste na sua pele, principalmente nas regiões mais sensíveis. Dessa forma, você poderá evitar reações alérgicas. Caso ocorra algum tipo de vermelhidão ou ardência, retire imediatamente o produto com água. Se persistir, procure um médico.

E claro, se você for usar alguma dessas dicas, publica em todas as suas redes sociais, junto com a #skincarecomaemy. E lógico, me marca também keke.

Agora vem conferir mais uma matéria do blog: VSCO girl- O que é, quais são as principais tendências + tutoriais

Fontes: Notícias ao minuto, Revista L’Officiel, Blog Artex, Drogaria Liviero

Imagem de destaque: Revista L’Officiel

Emilly Krishna em blogbeyou
Meu nome é Emilly Krishna, tenho 23 anos, nasci em Caldas Novas, mas moro atualmente em Goiânia.

Sou formada em Jornalismo desde o final de 2019, e atualmente trabalho com a parte de assessoria de comunicação e como social media para mais de 10 marcas.

Sou viciada em café, amo animais e cachoeiras. Gosto de ser leve, apesar do meu jeito "nervosa de ser". Sou geminiana com ascendente em câncer, E não sou duas caras, como vocês gostam de taxar os geminianos. Ás vezes bipolar e muito chorona kekek.

Sou sonhadora, determinada, trabalhadora e amo praticar atividade física. E claro, sou a idealizadora de todo o universo Be You.
Emilly Krishna

Deixe um comentário