Pular para o conteúdo
Início » 6 formas de esfoliar o rosto sem agredir a nossa pele

6 formas de esfoliar o rosto sem agredir a nossa pele

Aqui apresentamos 6 formas de esfoliar o rosto sem agredir a nossa pele revelando que a esfoliação é um dos passos que podemos aderir na nossa rotina de cuidados com a pele.

O ato de esfoliar a pele ajuda na renovação da superfície cutânea, além de eliminar células mortas, amenizar cicatrizes e melhorar a textura da pele, deixando-a mais lisinha!

Por isso, compartilhei 6 formas de esfoliar o rosto sem agredir a pele, vem comigo!

6 formas de esfoliar o rosto
Sobrancelhas – 6 formas de esfoliar o rosto

De modo geral, a esfoliação pode ter muitos benefícios, porém devemos ter alguns cuidados essenciais e acompanhamento médico. Pois, a pele do rosto é mais fina e mais sensível, portanto não devemos sair esfregando qualquer coisa no rosto, ok?

6 formas de esfoliar o rosto

1- Separe o rosto do corpo

6 formas de esfoliar o rosto
Fonte: Notícias ao minuto – 6 formas de esfoliar o rosto

Primeiramente, a textura da nossa pele é diferente, geralmente, a do corpo é seca e a do rosto, oleosa. Uma das 6 formas de esfoliar o rosto, é o cuidado na hora da escolha do esfoliante. Afinal, o esfoliante para o rosto, deve ser específico para a pele do rosto.

Portanto, nunca use o mesmo esfoliante, pois o esfoliante facial deve ser mais gentil já que a pele do rosto é mais fina! A periodicidade também é diferente, então não se esqueça de conversar com o seu médico sobre qual produto ideal para você!

2- Esfoliando sem agredir

6 formas de esfoliar o rosto
Nova Cosméticos – 6 formas de esfoliar o rosto

Sobretudo, a esfoliação já é um processo agressivo, então, na hora da aplicação, faça movimentos suaves e sempre circulares, sem aplicar a força das mãos, apenas o contato dos grânulos com o rosto.

Então já sabe, uma das formas de esfoliar o rosto sem agredir, é realizar movimentos gentis e circulares, sempre. 

3- Esfolição em 4 passos!

6 formas de esfoliar o rosto
Fonte: Nova Cosméticos – 6 formas de esfoliar o rosto
  1. Limpe a pele com o sabonete específico para o seu tipo de pele e enxague;
  2. Aplique o esfoliante na pele úmida fazendo movimentos gentis e circulares com os dedos. Retire o produto com água;
  3. Em seguida, aplique um hidratante;
  4. Se for fazer esse processo durante o dia, não se esqueça do protetor solar!

4- Produtos específicos

Casa Melhor

Antes de mais nada, procure um dermatologista para te indicar um esfoliante que seja específico para o seu tipo de pele!

Alguns médicos pedem para evitar esfoliantes caseiros, pois pode machucar e/ou contaminar a sua pele, já que a pele do rosto exige um cuidado maior.

No entanto, ingredientes de cozinha, não foram feitos para serem aplicados no rosto, lembrando que a pele do corpo é diferente do rosto! Na maioria das vezes os grânulos do café, ou do açucar são maiores e mais irregulares do que as partículas presentes no esfoliante. Sendo que, o esfoliante cosmético facial é formulado e testado por especialistas antes de ser vendido.

Caso você opte por testar esfoliantes caseiros, cuidado com o tamanho dos grânulos.

5- Periodicidade

Fonte: N1

Não há necessidade de esfoliar o rosto todos os dias, aliás, o recomendável seria a cada 15 dias.

A esfoliação diária pode agredir e prejudicar a pele, pois os grânulos podem causar cortes, possibilitando espaço para infecções. Além de deixar a pele mais sensível e ressecada!

O ideal seria esfoliar o rosto, no máximo, uma vez por semana e isso depende do seu dermatologista, por conta do tipo de pele e de suas necessidades.

6- Esfoliantes químicos

Basicamente, a diferença do esfoliante físico e químico é a presença de partículas no produto. A esfoliação física ajuda a retirar as células mortas com o atrito entre as partículas e a pele, já o químico não possui grânulos.

O químico funciona à base de componentes de PH ácidos que ajudam a descamar a pele, deixando-a com aspecto renovado, removendo as células mortas.

Essa é uma ótima opção para quem tem pele sensível, pois agride menos! Pode ser usado em todos os tipos de pele. Mas, lembre-se de passar em uma dermatologista, pois esse tipo de esfoliante exige cuidados.

Enfim, se você ainda quer saber mais sobre esfoliantes químicos e físicos, deixei um vídeo altamente explicativo da Thamires Nascimento que vai te ajudar a retirar suas dúvidas.

Gostou das dicas? Você já utilizava algum tipo de esfoliante?

Confira mais uma matéria do Blog: Depilação a Laser: tudo o que você precisa saber

Fontes: Steal the Look, Nova Cosméticos, Revista Glamour.

Meu nome é Jordana Queiroz, tenho 24 anos, nasci e moro em Goiânia.

Eu finalizei a faculdade de Relações Públicas, já morei fora durante 1 ano, falo inglês fluentemente e amo estudar assuntos ligados à marketing e mídias sociais.

Amo tudo relacionado ao universo da beleza, por esse motivo criei um Instagram (@joorqueiroz), onde eu compartilho meus conhecimentos como dicas, tutoriais, resenhas, tendências, conteúdos sobre cabelo, maquiagem e skin care.
Jordana Queiroz
Marcações:

Deixe um comentário