Pular para o conteúdo
Início » Babosa- O que é, benefícios + 13 receitas para você usar em casa

Babosa- O que é, benefícios + 13 receitas para você usar em casa

Vocês já devem ter ouvido falar sobre a milagrosa babosa né? Então, vem aprender todos os seus benefícios + 13 receitas caseiras

babosa 13 receitas milagrosas
Fonte: Cortes de cabelo – babosa 13 receitas milagrosas

Babosa 13 receitas milagrosas

Antes de mais nada, é importante ressaltar que a babosa é também conhecida como Aloe Vera. Sobretudo, a babosa é uma planta que possui benefícios medicinais e pode ser usada em diversos tratamentos de beleza. Tanto para hidratações nas madeixas como também para hidratações para a pele.

Basicamente, ela é indicada para hidratações, pois no interior de suas folhas contém uma substância gelatinosa rica em vitaminas, sais minerais e aminoácidos. Por isso, ela é considerada como uma das aliadas mais versáteis da cosmetologia natural. Inclusive, é uma planta sem contraindicações.

De modo geral, você pode usar a babosa como máscaras de hidratação capilar, máscara facial, hidratante corporal e também como bebida (calma que essa vamos te explicar).

Enfim, as receitas que utilizam essa planta conseguem deixar a sua pele e os seus fios mais brilhantes e macios por conta do seu alto poder hidratante. Além disso, ela ainda pode auxiliar no crescimento das madeixas.

Agora vem conferir mais detalhes sobre essa planta e como você pode usá-la na sua casa, sem gastar uma fortuna em cosméticos.

Benefícios da Aloe Vera

Para a pele

Benefícios da Aloe Vera
Fonte: DCI – Benefícios da Aloe Vera

Sobretudo, a Aloe vera pode acalmar, hidratar e cicatrizar a sua pele. Além do mais, essa planta auxilia ainda no tratamento de queimaduras, ajuda a aliviar o desconforto de picadas de mosquito e ainda diminui a acne. Inclusive, ela ainda é bastante usada em protocolos contra psoríase e herpes, justamente por conseguir acalmar a derme.

Aloe Vera Para os cabelos ficarem maravilhosos

Aloe Vera para seu cabelos
Fonte: Revista Quem – Aloe Vera para seu cabelos

A babosa além de ser milagrosa para a pele, é também muito indicada para a saúde capilar. Sobretudo, existem inúmeras evidências que sugerem a eficácia da planta no tratamento de inflamações da pele. Até porque, suas ações são cicatrizantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias, o que aliás, são excelentes para o couro cabeludo.

Ainda vale destacar, que os seus efeitos são altamente hidratantes e emolientes. Por isso, é uma planta bastante usada durante o banho para dar força e maleabilidade aos cabelos.

Receitas com babosa para o cabelo

1- Hidratação com babosa e leite de coco

Receitas com babosa para o cabelo
Fonte: Em tempo – Receitas com babosa para o cabelo

Primeiramente, você vai precisar de apenas uma colher de sopa de babosa e uma colher de sopa de óleo de coco.

Dessa forma, misture todos os ingredientes até formar um creme homogêneo. Logo depois, aplique tanto no couro cabeludo quanto nos fios, massageando por 5 minutos e deixe agir por meia hora. Para finalizar, enxágue abundantemente com água morna e consequentemente, finalize com um condicionador da sua preferência.

2- Hidratação com babosa, azeite de oliva e mel

Hidratação com babosa
Fonte: Estilosa morena – Hidratação com babosa

Primeiro, adicione os seguintes ingredientes: 1 colher (sopa) de babosa, 1 colher (sopa) de azeite de oliva, 1 colher (sopa) de mel, 1 colher (sopa) de máscara de hidratação e 1 colher (chá) de Bepantol. Em seguida, misture tudo até formar um creme.

Logo depois, aplique nos cabelos limpos e deixe agir de 10 a 20 minutos antes de enxaguar. Outra dica, para você arrasar na sua hidratação é substituir o condicionador convencional por vinagre de maçã e água.

Ah e vale destacar, que essa máscara é recomendada para quem tem os fios ressecados ou sem brilho.

3- Babosa como esfoliante para o couro cabeludo

Babosa como esfoliante para o couro cabeludo
Fonte: Simões Filho online – Babosa como esfoliante

Antes de mais nada, divida os cabelos em duas partes e aplique o creme com 1 colher de sopa de açúcar mascavo e 2 colheres de sopa de babosa em toda a raiz do cabelo com movimentos circulares. O objetivo é esfoliar o couro cabeludo.

Logo depois, coloque uma touca e deixe agir por 10 minutos. Enfim, agora lave os fios como de costume e deixe secar naturalmente. Essa esfoliação irá tratar o seu couro cabeludo, diminuindo a oleosidade, além de hidratá-lo.

4- Hidratação com babosa para fazer os fios crescerem mais rápido

Hidratação com babosa
Fonte: Informe Brasil – Hidratação com babosa

Primeiramente, em um recipiente limpo, raspe o gel de uma folha de babosa e misture até formar uma máscara homogênea. Em seguida, basta aplicar a máscara diretamente no couro cabeludo e esperar 30 minutos antes de lavar os fios normalmente com shampoo.

5- Hidratação com babosa para cabelos loiros

Hidratação com babosa para cabelos loiros
Fonte: Beleza e dicas – Hidratação com babosa

Antes de iniciar a hidratação, corte as laterais da babosa e extraia a polpa com a ajuda de uma colher. Inclusive, atente-se para retirar apenas o gel, pois as partes verdes da folha podem manchar o cabelo loiro. Dessa forma, para dissolver as partes sólidas da babosa, recomendamos que você bata o gel no liquidificador por alguns segundos.

Em seguida, no mesmo recipiente, adicione uma máscara de hidratação e um creme matizador da sua preferência. Enfim, agora é só misturar os ingredientes e a máscara está pronta para ser usada.

6- Hidratação com babosa para cabelos cacheados

Hidratação com babosa para cabelos cacheados
Fonte: Informe Brasil – Hidratação com babosa

Primeiro, lave as folhas da babosa e com o auxílio de uma colher, retire o gel da planta. Ah e para evitar pedaços de babosa na máscara, coe a polpa usando uma peneira.

Logo depois, escolha uma máscara de hidratação de sua preferência e adicione no recipiente. Dessa forma, misture bem os dois ingredientes e a máscara está pronta para ser usada.

7- Spray de Aloe Vera

Babosa 13 receitas milagrosas

Sobretudo, é importante destacar que esse spray pode ajudar a manter o cabelo hidratado durante o dia para evitar o frizz. Inclusive, é importante utilizar água filtrada, porque esta receita não tem o uso de conservantes. Enfim, o gel de aloe vera consegue puxar a umidade do ar, dessa forma mantem o seu cabelo liso.

Para produzir esse spray você irá precisar de ½ xícara de aloe vera, ½ xícara de água pura. Em seguida, coloque os dois ingredientes em um frasco de spray. Dessa forma, agite bem e agora é só borrifar nos cabelos secos sempre que quiser.

Receitas com babosa para a pele

1- Máscara para pele oleosa e com acne

Receitas com babosa para a pele
Fonte: Beleza e saúde – Receitas com babosa para a pele

Basicamente, para fazer essa máscara, você só precisará misturar 1 colher de sopa de argila, com uma colher de sopa de babosa e 3 gostas de óleo essencial de Tea Tree. Logo depois, aplique na pele já limpa e deixe agir até secar. Em seguida enxágue com água fria.

2- Máscara tradicional com Babosa

Máscara tradicional com Babosa
Fonte: Revista Quem – Máscara tradicional com Babosa

Seguindo os passos iniciais das receitas anteriores, basta cortar as folhas de babosa ao meio e retirar o gel em um recipiente limpo. Em seguida, misture até ficar homogêneo e, se necessário, utilize um liquidificador.

Agora é só espalhar a pasta de babosa no rosto limpo e esperar por aproximadamente 7 minutos antes de enxaguar com água. Enfim, agora é só finalizar com hidratante e protetor solar.

3- Máscara para reduzir os sinais de envelhecimento na pele

Máscara com babosa para reduzir envelhecimento na pele
Fonte: Post Hair – babosa 13 receitas milagrosas

Em um recipiente, retire o gel das folhas de babosa. Nessa mistura, acrescente uma colher de mel. Logo depois, adicione uma pitada de açafrão e misture todos os ingredientes até formar um creme homogêneo. Em seguida, aplique na pele com o auxílio de um pincel. Deixe agir de 10 a 15 minutos e lave normalmente com água.

É possível aplicar a máscara diariamente, e além de reduzir os sinais de envelhecimento no rosto, essa receita ajuda clarear manchas e limpar a pele.

4- Hidratante corporal com Babosa

Hidratante corporal com Babosa - Babosa 13 receitas milagrosas
Fonte: Simões Filho – Hidratante corporal com Babosa

Antes de mais nada, como já ressaltamos a babosa também é bastante eficaz para a hidratação da pele. Então, se você quer produzir o seu hidratante corporal com babosa você só precisará dos seguintes ingredientes:

  • 20 ml ou 20 g do seu creme corporal
  • 1 colher (sopa) do gel da babosa
  • Uma colher (café) de mel
  • 1 colher (sopa) de óleo vegetal (pode ser de abacate, gérmen de trigo, amêndoas, copaíba, coco e até de oliva)

Para preparar o seu hidratante, você só precisa misturar todos os ingredientes em um pote. Logo depois, basta passar nas partes mais ressecadas do seu corpo. Deixe agir por alguns instantes e em seguida enxágue com água morna ou fria. Ah, e evite passar sabonete.

5- Máscara de babosa para peles secas e maduras

Máscara de babosa para peles secas e maduras
Fonte: Tô de cacho – Babosa 13 receitas milagrosas

Agora se você tem a pele seca e quer deixar ele um pouco mais hidratada e saudável, você pode produzir uma máscara facial caseira. Para isso, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de argila;
  • 1 colher (sopa) de babosa (gel líquido);
  • 3 gotas de óleo essencial de lavanda;
  • 1 colher (café) de óleo de rosa mosqueta.

Para produzir a máscara você só precisa misturar todos os ingredientes e logo depois, passar na sua pele limpa. Deixe agir até secar e enxágue com água fria.

6- Bebida antioxidante

Bebida antioxidante - Babosa 13 receitas milagrosas
Fonte: Viva bem – babosa 13 receitas milagrosas

E aí, já tinha ouvido falar dessa bebida antioxidante com babosa? Não? Pois bem, ela é muito recomendada para a saúde da pele. Enfim, para produzir essa receita, você vai precisar bater no liquidificador 3 sucos de laranjas, 2 cenouras, 1 colher de sopa de linhaça e 50 ml de babosa. E pronto, depois de bater é só apreciar essa bebida.

Ah, inclusive, é uma bebida perfeita, e muito recomendada para dias quentes. Pode apostar.

Tutoriais do Youtube

Enfim, o que acharam das dicas de hoje?

Agora vem conferir mais uma matéria do Blog: Autoestima- O que é, quais são os seus pilares e como melhorar

Fontes: Dicas de Mulher, Beleza e Saúde, Metrópoles

Meu nome é Jordana Queiroz, tenho 24 anos, nasci e moro em Goiânia.

Eu finalizei a faculdade de Relações Públicas, já morei fora durante 1 ano, falo inglês fluentemente e amo estudar assuntos ligados à marketing e mídias sociais.

Amo tudo relacionado ao universo da beleza, por esse motivo criei um Instagram (@joorqueiroz), onde eu compartilho meus conhecimentos como dicas, tutoriais, resenhas, tendências, conteúdos sobre cabelo, maquiagem e skin care.
Jordana Queiroz

Deixe um comentário