Pular para o conteúdo
Início » Barbiecore: O que é? Confira todos os detalhes sobre a tendência

Barbiecore: O que é? Confira todos os detalhes sobre a tendência

Após o anuncio do filme da Barbie, o Barbiecore virou tendência no mundo da moda. O rosa voltou com tudo em 2022

O que é Barbiecore
Foto: Reprodução Twitter – Margot Robbie e Ryan Gosling – O que é Barbiecore

Não é apenas nas quartas que usamos rosa. Agora, com a tendência Barbiecore o uso da cor rosa voltou com tudo para o nosso guarda-roupa. E você não só pode usar como também pode abusar.

Após o anúncio do filme Barbie, que será estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, a cor rosa retornou com tudo. E com isso está cada dia mais presente no mundo da moda e, sobretudo, na rotina das famosas.

O filme já está sendo gravado em Hollywood e chegará as telas dos cinemas em 2023. Enquanto isso, o Barbiecore já está criando raízes e inclusive sendo propagado como uma tendência para o final deste ano.

Dessa forma, artistas como Anne Hathaway, Kim Kardashian, Lizzo, Megan Fox, Giovanna Ewbank e também Hailey Bieber já aderiram consequentemente à essa tendência.

A priori, vamos explicar o conceito do Barbiecore, depois o passado da cor rosa. E claro, quais as outras famosas que já estão aderindo a essa moda. Confira a seguir:

1. O que é Barbiecore ?

O Barbiecore, sobretudo, é o uso da cor rosa-choque no dia a dia. A moda basicamente rejeita velhos padrões de beleza e desafia os estereótipos de feminilidade. De modo geral, o ponta pé para a criação dessa tendência foi a gravação do filme Barbie.

O que é Barbiecore?
Foto: Baazar – Desfile outubro de 2022 Barbiecore – O que é Barbiecore?

O termo “Barbiecore” refere-se a uma estética da moda que se inspira no estilo e na imagem da famosa boneca Barbie. Antes de mais nada, a tendência busca capturar, sobretudo, o charme e o glamour associados à boneca. Resgatando elementos de sua aparência e basicamente do universo em que ela vive.

A paleta de cores da tendência é vibrante e feminina. Usando consequentemente bastante dos tons de rosa, roxo, azul claro e branco. Também pode incluir estampas como xadrez vichy, listras ou bolinhas. Além de detalhes como laços, babados e rendas. Os materiais incluem tecidos mais leves e fluidos até mesmo tecidos brilhantes ou com acabamento em glitter.

No que diz respeito às peças de roupa, o “Barbiecore” pode envolver vestidos rodados, saias em estilo godê. Como também blusas com mangas bufantes, tops cropped e conjuntos coordenados. Com isso, a moda dos anos 80 e 90 também pode ser uma influência nessa tendência. Já que são as décadas associadas à popularidade da boneca Barbie.

Barbiecore x o filme da Barbie

O que é Barbiecore?

O filme colocou o visual da Barbie novamente no mapa. Além disso, com designers como Valentino e Balenciaga incorporando a estética em suas coleções, a tendência deve atingir as massas com muita força.

Vale destacar ainda que na coleção outono 2022, Valentino também abusou do rosa, carimbando de vez a tendência no mundo da moda.

Além disso, os filmes da Barbie costumam transmitir mensagens de positividade, autoconfiança e celebração da individualidade. Dessa forma, com esses valores alinhados com a auto expressão e com a liberdade de estilo a popularidade do Barbiecore pode ter ganhado forte impulso como uma tendência de moda.

A cultura pop e as mídias sociais também desempenham um papel de suma importância na disseminação de tendências. Com isso, podemos ver influenciadores digitais, celebridades e, sobretudo, pessoas comuns usando o estilo. Essa popularização é a chave na disseminação da tendência.

6 acessórios que fazem parte da tendência Barbiecore

O que é Barbiecore?
Fonte: Patogê

Além das roupas, o “Barbiecore” também pode se estender aos acessórios e à maquiagem. Por isso, listamos a seguir os principais acessórios para investir e arrasar no estilo da boneca mais famosa do mundo:

  1. Bolsas em tons de rosa: Pode-se usar e abusar dos diversos tons: como o rosa bebê, rosa choque ou o pastel. Elas podem ter diferentes formatos, como bolsas estruturadas, bolsas de mão ou bolsas em formato de coração.
  2. Laços e fitas: Geralmente são elementos essenciais. Eles podem ser usados basicamente ​​como enfeites em acessórios para o cabelo. Como também headbands ou presilhas. Também podem ser amarrados em volta de bolsas, sapatos ou blusas.
  3. Óculos de sol extravagantes: Os designs ousados e divertidos são praticamente uma exigência nesse estilo. Molduras coloridas, formatos incomuns e, sobretudo, detalhes como strass ou glitter são características comuns nesses óculos.
  4. Joias femininas e delicadas: Colares com pingentes de coração, brincos pequenos e delicados. Invista também, sobretudo, em pulseiras delicadas e anéis com detalhes românticos.
  5. Saltos altos: Eles são elementos principais. Pois adicionam sofisticação e elegância ao visual. Opte por sapatos de salto alto em cores femininas, como rosa, branco ou até mesmo dourado. Sobretudo, com detalhes como laços ou strass.
  6. Meias e meias-calças coloridas: Escolha basicamente cores vibrantes, como rosa, lilás ou azul claro. Elas são ótimas para adicionar um toque divertido e feminino ao estilo. Você pode optar por meias 3/4, meias arrastão ou até mesmo meias-calças com estampas sutis.

Barbiecore – Dicas Bônus para usar

  • Acessórios de cabelo fofos: Laços grandes, tiaras com pedras ou pérolas, presilhas decoradas, sobretudo, com strass e headbands com detalhes delicados. Também são escolhas populares para complementar o penteado.

No entanto, com a maquiagem ela consiste basicamente em enfatizar tons rosa, lábios brilhantes, cílios volumosos e blush nas bochechas.

É importante ressaltar que o Barbiecore é apenas uma expressão da moda. Com isso, pode ser interpretada e adaptada de várias maneiras diferentes. No entanto, ela vai de acordo com o estilo pessoal de cada indivíduo. É uma estética divertida e, sobretudo, lúdica que celebra basicamente a feminilidade.

2. Refletindo o passado

Vamos voltar para a famosa frase “Às quartas nós usamos rosa”, a qual ficou conhecida por conta do filme Meninas Malvadas. Contudo, é importante destacarmos que antigamente a cor rosa geralmente era considerada como infantil e, sobretudo, inferior as demais.

Mas, o ano de 2022 veio para mudar esse estereótipo! E por isso, a cor rosa voltou com toda força para padrões, mas com conceito diferente (óbvio!).

O rosa já está na nossa memória desde muitos anos, e graças a algumas estrelas de Hollywood. Como por exemplo, Elle Woods, de “Legalmente Loira”, e Sharpay Evans, de “High School Musical”, que também são lembradas por serem símbolos dessa tendência no universo cinematográfico.

Já aqui no Brasil, Xuxa agitava a televisão e sempre com bota rosa e looks com rosa-choque. Vocês eram dessa época?

Barbiecore em Legalmente Loira
Foto: Ofuxico – Filme legalmente loira
Foto: Blog clara – Shapay de High School Music

3. Por de trás da tendência Barbiecore

Além do que é pautado pelas redes sociais, a cor rosa basicamente já invadiu as passarelas e a alta-costura. Ela vem mostrando que o “Barbiecore” também pode ser democrático, sexy. Além de apontar um olhar voltado para o futuro.

Mesmo repaginada, a tendência traz algumas preocupações  sobre o que pode estar por trás de toda essa explosão rosa choque. Inclusive, isso pode impactar principalmente no “culto a beleza” e retornar os padrões de estética que são impostos. E assim mais uma vez tentar retornar o conceito de rosa como símbolo de feminino.

Além disso, um segundo ponto é analisado. Tais personagens que utilizavam o rosa em filmes geralmente eram relacionados a falta de intelecto feminino e, sobretudo, a futilidade.

Inclusive, nas redes sociais há diversos vídeos em que garotas fazem questão de renegar essa tendência. Elas afirmam que “não são como as outras garotas”. Ou seja, que não gostam de rosa ou que basicamente não vestem rosa como outras garotas.

Mas, e você qual time está? Das que amam rosa ou das que preferem outras cores?

4. Famosas com Barbiecore

Para mostrar que a moda é cíclica e geralmente tudo se renova, basta dar uma olhada nos looks de Anne Hathaway, assim como os da Kim Kardashian. Ou da Lizzo, Megan Fox, da Giovanna Ewbank. E até mesmo Hailey Bieber, que têm apostado cada vez mais no rosa-choque.

Kim Kardashian no look rosa
Instagram – Kim Kardashian no look rosa

Kim Kardashian fez de novo, gente! Ela simplesmente mergulhou de cabeça na onda “Barbiecore” e trouxe para a gente um look que é puro conforto e estilo. Como? Bom, ela pegou duas peças que a gente ama, moletom e legging, e transformou em um look fashionista daqueles!

Sabe o moletom, né? Aquela peça que a gente não quer mais tirar, porque é quentinha e confortável. E a legging, que modela o corpo e dá aquele toque sexy sem ser vulgar. Pois bem, Kim pegou essas duas peças e criou um look cheio de personalidade.

Mas o segredo mesmo está na cor. Kim foi lá e escolheu um tom que a gente ama, que remete à nossa querida Barbie. Com isso, ela conseguiu dar um toque divertido e jovial ao look, que ficou a cara dela. Afinal, Kim sabe muito bem como pegar uma tendência e fazer ela virar um look só dela.

No final das contas, o que a gente aprende com a Kim? Que dá para unir conforto e moda, que a gente pode se jogar nas tendências mais ousadas sem medo e, o mais importante, que a gente sempre pode reinventar nosso estilo. A Kim arrasou mais uma vez com esse look Barbiecore, mostrando que até um moletom com legging pode ser fashion!

Então, se você está querendo dar uma repaginada no guarda-roupa, fique de olho na Kim Kardashian. Ela sempre tem uma novidade fashion pra mostrar e esse look Barbiecore é a prova disso. Quem diria que um moletom e uma legging podiam ser tão estilosos, né? Mas a Kim mostrou que pode, e a gente agradece!

Glamour - Anne Hathaway de rosa
Foto: Glamour – Anne Hathaway de rosa

Anne Hathaway arrasando na vibe Barbiecore

Anne Hathaway, nossa eterna Andy Sachs de “O Diabo Veste Prada”, andou arrasando na vibe Barbiecore recentemente, e nós precisamos falar sobre isso!

O lance do Barbiecore é trazer um revival daquelas cores bem acesas e vibrantes da nossa infância, sabe? É o conforto e a casualidade com um toque de estilo, sem deixar de lado o rosa, a cor da nossa Barbie amada. E a nossa Anne, que a gente conhece bem por seus papéis intensos no cinema, mostrou que na moda ela também arrasa e sabe se jogar nas tendências.

O visual que ela escolheu é uma mistura do casual com a extravagância e com uma pegada de estilo que é a cara do Barbiecore. Tipo, quem imaginaria que um moletom rosa-choque com uma calça jeans rasgada ficaria tão maravilhoso? É aquela ideia de misturar coisas simples, mas com cores vibrantes, que deu um charme todo especial no look.

E os acessórios? Ah, não posso esquecer dos acessórios! Os óculos de sol no formato de coração, os brincos de argola dourados e um colar delicado deram um toque todo especial. E as botas de cowboy brancas? É pra quem tem personalidade e não tem medo de misturar estilos.

A ideia de Anne, com esse visual Barbiecore, é que a moda deve ser uma forma de a gente se expressar, de mostrar quem a gente é, do jeito que a gente se sente. E ela mostra isso de uma forma bem divertida, mostrando que é possível transformar peças do nosso dia a dia em um visual super estiloso.

E a mensagem que ela passa com esse look é: a moda tem que ser divertida. Quer dizer, se a gente não pode se vestir de Barbie numa terça-feira comum, quando poderemos, né? Com esse look, a Anne nos lembra que a gente não precisa levar a moda tão a sério, que é legal experimentar, brincar com as possibilidades. E o mais importante de tudo: se divertir. Afinal, a moda, assim como a vida, deve ser cheia de cor, ousadia e alegria. E nisso, a Anne, nossa Barbiecore, arrasa demais!

Megan fox de rosa
viva Usa – Megan Fox de rosa

Megan Fox ainda mais gata com Barbiecore


Megan Fox é, sem dúvida, uma mulher que sabe como fazer uma declaração de moda, certo? E dessa vez, ela arrasou ao se jogar de cabeça no Barbiecore, uma tendência que está bombando e, cá entre nós, é a cara da nossa diva.

Vamos começar pelo básico: o rosa. Megan não teve medo de se jogar na cor e foi de rosa da cabeça aos pés. E quando eu digo rosa, eu digo ROSA. Rosa-choque, rosa-neon, rosa Barbie, um rosa que dá pra ver de longe e que, vamos ser sinceros, ficou maravilhoso nela.

O look escolhido pela Megan foi uma mistura perfeita de casual e elegante. Uma blusa de cetim rosa neon, uma saia plissada metalizada e um par de botas de salto alto. Tudo isso combinado com acessórios minimalistas e um batom rosa poderoso. Uau! É Barbiecore elevado à máxima potência.

O que mais curto nesse visual da Megan é a mensagem que ele passa. Que a gente não precisa se limitar na moda, que a gente pode e deve brincar com as cores, com os estilos, com as tendências. Que a moda é, antes de tudo, uma forma de se expressar. E se Megan Fox quer se expressar através do rosa Barbiecore, quem somos nós para discordar, não é mesmo?

Então, da próxima vez que você abrir o seu guarda-roupa e olhar aquele vestido rosa que você comprou, mas nunca teve coragem de usar, lembre-se da Megan. Lembre-se de como ela arrasou no Barbiecore. E se jogue, porque a moda é feita para ser divertida, para ser ousada, para ser vivida. E a Megan, com seu visual rosa Barbiecore, nos mostra exatamente isso. Então, que tal se inspirar nela e se jogar no rosa também?

Foto: Purpore – Giovanna Ewbank

Giovanna Ewbank não abre mão do Barbiecore

A Gioh, sempre ligada nas tendências, não ficou de fora. Ela apareceu com um visual que parecia saído diretamente de um conto de fadas moderno. Ela apostou em um look total rosa, meio despojado, meio glamouroso, completamente Barbiecore. Era uma mistura de peças simples com outras mais chiques, todas na tonalidade rosa.

Vamos detalhar o visual da Giovanna: uma blusa rosa chiclete combinada com uma calça jeans rosa claro. Para arrematar, ela apostou em um casaco comprido, também rosa, dando um toque de sofisticação ao look. Nos pés, saltos altos prateados, que trouxeram um contraste interessante. E claro, os acessórios não poderiam faltar: brincos de argola dourados e uma bolsa rosa para combinar com o resto do visual.

Aposto que agora você está pensando: “Mas será que eu consigo usar Barbiecore no dia a dia?” E eu te respondo: Claro que sim! O legal da moda é justamente essa possibilidade de se reinventar, de experimentar. E a Giovanna é a prova viva disso. Ela é mãe, atriz, apresentadora e ainda consegue arrasar nos looks.

O que eu mais gosto no Barbiecore é que, por mais que seja um estilo cheio de rosa e extravagâncias, ele é, na verdade, uma afirmação de personalidade. É mostrar que você pode sim usar o que quiser, como quiser. É sobre se divertir com a moda, experimentar coisas novas e se sentir bem.

A Gioh, com seu look Barbiecore, nos mostra que a moda vai além do que está em alta ou não. Ela é um meio de expressar quem somos, do jeito mais colorido e autêntico possível. E se a Giovanna Ewbank pode, por que a gente não pode, né?

Afinal, queremos saber. Quem aí gostou da matéria do dia?

Leia também: Signo de leão – Saiba tudo sobre esse signo

Fontes: Gshow, harpersbazaar, stealthelook, fashionbubbles

Luara Ariel em blogbeyou
Meu nome é Luara Ariel, tenho 24 anos, nasci em Goiânia. Sou uma taurina nata e adoro tudo que envolva comida kkkkk. Sou formada em Jornalismo e já trabalhei como repórter e também na redação on-line. Já participei da cobertura de alguns eventos como as eleiçõese copa do mundo. Atualmente sou corretora de imóveis. Amo tudo que envolva esporte, música e politica.