Pular para o conteúdo
Início » Cronograma capilar: o que é, para que serve e como fazer!

Cronograma capilar: o que é, para que serve e como fazer!

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os cabelos com três tratamentos principais: hidratação, nutrição e reconstrução.

Cronograma Capilar: o que é, pra que serve e como fazer!
NSC TotalCronograma capilar: o que é, para que serve e como fazer!

O cronograma capilar é um tema bastante falado hoje em dia, mas acontece que muitas pessoas acham que é uma regra e, na verdade não é!

Sobretudo, o cronograma é uma orientação para vocês conseguirem manter os seus cabelos mais saudáveis. Porém o que muitos não entendem, é que o nosso cabelo tem fases e para o cronograma capilar dar certo, é preciso entender como funciona os nossos fios.

O uso de tratamentos químicos, descoloração, tintura, chapinha, babyliss, secador, piscina e até mesmo o próprio sol costumam agredir o nosso cabelo. E claro, assim como a nossa pele e as nossas unhas, o nosso cabelo também precisa de cuidados especiais.

No decorrer da matéria, irei te mostrar o que é o cronograma capilar, e para que ele serve. Além de te ajudar a entender os tipos de tratamento que o seu cabelo está precisando e como fazer!

Afinal, o que é o cronograma capilar?

Sobretudo, o Cronograma capilar é uma rotina de cuidados capilares dividida em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Ah e vale ressaltar, que elas irão variar de acordo com a necessidade do seu cabelo.

Para que este tratamento seja eficaz e benéfico, é importante você entender qual a necessidade dos seus fios, combinado?

Resumindo, o cronograma vai te ajudar a saber quando o seu cabelo estiver precisando de água (hidratação), óleo (nutrição) e proteína (reconstrução).

As 3 etapas do Cronograma Capilar

1- Hidratação para os fios dos cabelos

Cronograma Capilar: o que é, pra que serve e como fazer!
Desventura de uma cacheada – Cronograma capilar: o que é, para que serve e como fazer!

Antes de mais nada, a hidratação é a opção mais óbvia, quando pensamos em tratar os nossos cabelos. De modo geral, esse tratamento é responsável por repor a água dos fios que perdemos pelo uso excessivo de fontes de calor e danos do dia a dia, como por exemplo, o sol.

Sobretudo, se o seu cabelo estiver ressecado, áspero e sem brilho, a hidratação pode te ajudar a dar maciez, movimento e brilho para os seus fios!

Os principais ativos encontrados na hidratação são:

  • Extrato de frutas e plantas;
  • Vitaminas;
  • D-Pantenol;
  • Sacarose ou derivados do açúcar;
  • Aloe Vera (Babosa);
  • Glicerina;
  • Aminoácidos funcionais;
  • Bepantol.

2- Nutrição para repor o que seus cabelos perderam

Cronograma Capilar: o que é, pra que serve e como fazer!
Desventura de uma cacheada – Nutrição poderosa para os fios dos cabelos

Primeiramente, a nutrição irá repor os lipídios (óleo), portanto tome cuidado com o excesso, pois pode deixar o cabelo com aspecto oleoso. Além de, deixar os seus fios mais pesados.

Enfim, se o seu cabelo estiver poroso, desalinhado e com frizz, a nutrição pode ajudar a diminuir o volume e frizz, proporcionar maleabilidade, dar emoliência, alinhamento, brilho e maciez.

Basicamente, a nutrição deve ser feita SEMPRE! Além de combater o ressecamento, ela também serve como medida preventiva para selar as cutículas dos fios e fazer com que os nutrientes fique mais tempo dentro deles.

Os principais ativos encontrados na nutrição são:

  • Manteigas;
  • Óleos Vegetais;
  • Azeite de Oliva.

3- Reconstrução dos fios dos cabelos

Cronograma Capilar: o que é, pra que serve e como fazer!
Desventura de uma cacheada – A reconstrução dos cabelos após processos químicos

Primeiramente, se você passou por algum procedimento químico, é comum que o seu cabelo fique danificado, emborrachado, quebradiço, frágil e elástico, por esse motivo, aposte na reconstrução!

A reconstrução repõe as proteínas e a massa capilar, entregando força aos fios e evitando a sua quebra. Essa etapa deve ser feita somente quando os seus fios estiverem pedindo socorro, pois o uso em excesso pode deixar os fios rígidos e opacos fazendo com que eles quebrem.

O recomendado seria 1 vez por mês para cabelos virgens ou a cada 15 dias se tiver passado por química.

Os principais ativos encontrados na reconstrução são:

  • Queratina;
  • Proteínas;
  • Aminoácidos;
  • Ceramida;
  • Creatina;
  • Colágeno.

Como fazer hidratação dos cabelos?

Como fazer hidratação dos cabelos?
Tô de Cacho – Como fazer hidratação dos cabelos?

Primeiramente, você precisa descobrir qual é o estado do seu cabelo, até porque, você realizar um tratamento que o seu fio não necessita, no final das contas, você não verá resultados.

Mas calma, pois se você se basear nas especificações de cada etapa acima, é possível compreender como que funciona o cronograma capilar para o seu tipo de cabelo.

Então já sabe, a tabela acima irá te orientar a começar o seu cronograma. Dependendo da situação, você faz as etapas de acordo com a necessidade do seu cabelo, seja ele mais ou menos danificado, virgem ou com química.

Sobretudo, o cronograma capilar faz o uso de três máscaras (hidratação, nutrição e reconstrução) e a diferença é a frequência de uso de cada uma.

Por fim, eu selecionei um vídeo da Carol Kyoko que eu amoooo de paixão e arrasa quando o assunto é cuidados capilares. Esse vídeo vai te ajudar a identificar cada etapa do cronograma!

Enfim, se você gostou da matéria, comente aqui embaixo se você já fez ou pretende começar um cronograma capilar!

Agora vem conferir mais uma matéria do blog: O anticoncepcional realmente faz mal para a saúde da mulher?

Fontes: Essencial Brasileira, Tô de Cacho, Capricho, Desventura de uma Cacheada

Meu nome é Jordana Queiroz, tenho 24 anos, nasci e moro em Goiânia.

Eu finalizei a faculdade de Relações Públicas, já morei fora durante 1 ano, falo inglês fluentemente e amo estudar assuntos ligados à marketing e mídias sociais.

Amo tudo relacionado ao universo da beleza, por esse motivo criei um Instagram (@joorqueiroz), onde eu compartilho meus conhecimentos como dicas, tutoriais, resenhas, tendências, conteúdos sobre cabelo, maquiagem e skin care.
Jordana Queiroz
Marcações:

Deixe um comentário