Pular para o conteúdo
Início » O que é Demissexualidade? Conheça as celebridades que se assumiram

O que é Demissexualidade? Conheça as celebridades que se assumiram

Algumas personalidades brasileiras se assumiram demissexual.

Conheça um pouco sobre o que é a demissexulidade e sua diversidade.

O que é Demissexualidade
Foto: Intagram Iza – O que é demissexualidada? Cantora assumiu ser demissexual.

Está muito recorrente algumas personalidades brasileiras falarem sobre a demissexualidade. A última a falar abertamente sobre o assunto foi a cantora Iza, de 32 anos, em entrevista ao videocast “Quem Pode, Pod”. A cantora disse que sente atração sexual após conhecer melhor seu parceiro (a).

Sobretudo, a demissexualidade já vem sendo discutida a algum tempo, mas se tornou recorrente após Michaela Kennedy-Cuomo, filha do ex-governador de Nova York, EUA, Andrew Cuomo, falar abertamente sobre o assunto em uma live no Instagram.

O que é demissexual?

Demissexualidade é uma orientação sexual em que a pessoa se sente atraída por outra pessoa apenas quando há um vínculo afetivo entre elas. Ou seja, ela nunca sente atração por pessoas que estão fora deste vinculo.

De acordo com Demisexuality Resource Center, grupo de pesquisas especializado no assunto, para os demissexuais a intimidade emocional é o aspecto mais importante para que se sintam sexualmente atraídos por parceiros ou amigos.

Bandeira da Demissexualidade
Foto: Wikipedia – Bandeira da Demissexualidade

De modo geral, a atração sexual seria dividida em dois pontos. A atração primária é aquela baseada nas primeiras impressões, como a própria aparência ou o cheiro. Já a atração secundária é desenvolvida ao longo do tempo, se formando a partir do relacionamento entre as pessoas.

Sobretudo, para a demissexualidade apenas o segundo aspecto teria relevância na hora de sentir desejo sexual. É importante entender que os indivíduos demissexuais podem ser heterossexuais, bissexuais ou pansexuais, e de qualquer gênero. O que define esse tipo de orientação é a atração sexual.

1. Demissexualidade e assexualidade

Demissexual se encaixa dentro da Assexualidade
Foto: Getty Imagens – Demissexual se encaixa dentro da Assexualidade

Sobretudo, a demissexualidade está dentro da categoria de assexual (É o “a” da sigla LGBTQIA+). Segundo o Demisexuality Resource Center, a maioria dos demissexuais raramente sentem atração sexual igual a população em geral. Por conta disso, os demissexuais são considerados como parte da comunidade assexual.

Contudo, existem outras subcategorias de assexualidade, como o arromântico, que não sente atração sexual nem romântica; o demirromântico, que sente atração afetiva só com fortes laços emocionais; o romântico, que pode sentir atração romântica e pode ser homossexual, heterossexual ou pansexual;

E, por fim, a menos conhecida, a gray-a, que sente atração sexual ocasional, mas não precisa de vínculo forte.

2. Celebridades

Giovanna também se assumiu demissexual
Foto: Veja Rio – Giovanna também se assumiu demissexual

Enfim, algumas celebridades brasileiras já se assumiram ser demissexual. Além da cantora Iza, a apresentadora Giovanna Ewbanck já havia dito em seu videocast que só se relaciona com alguém quando sente uma conexão. E que no decorrer da sua vida dormiu com quatro homens.

Além delas, o Victor Hugo, ex-participante do BBB 20 também se entende como demissexual. No programa de Luciana Gimenez, em julho de 2020, ele contou ser virgem e disse lidar muito bem com sua sexualidade.

Ex bbb também assumiu demissexualidade
Foto: UOL – Ex bbb também assumiu demissexualidade

A gamer trans Lady Chokey disse que descobriu ser demissexual ao notar que sua atração sexual está “diretamente ligada ao envolvimento emocional”.

Enfim, comente aqui, você já conhecia esse termo? Você conhece algum demissexual?

Gostou da matéria ? Deixe aqui o seu comentário

Leia também: Lindsay Lohan: Conheça a trajetória da estrela que voltou a brilhar

Fontes: G1, UOL, Estado de Minas e BBC

Luara Ariel em blogbeyou
Meu nome é Luara Ariel, tenho 24 anos, nasci em Goiânia. Sou uma taurina nata e adoro tudo que envolva comida kkkkk. Sou formada em Jornalismo e já trabalhei como repórter e também na redação on-line. Já participei da cobertura de alguns eventos como as eleiçõese copa do mundo. Atualmente sou corretora de imóveis. Amo tudo que envolva esporte, música e politica.