Pular para o conteúdo
Início » Insegurança e medo- Como tratar, o que fazer, como melhorar?

Insegurança e medo- Como tratar, o que fazer, como melhorar?

Por que muitas pessoas sentem medo e insegurança?

insegurança e medo
Fonte: Clínica Renove

Primeiramente, o assunto de hoje será de dois sentimentos, que infelizmente, fazem parte da vida de muitas pessoas. Caso você tenha pensado em insegurança e medo, você acertou. Basicamente, esses sentimentos vem a tona principalmente, em ocasiões que exigem maior controle emocional ou que requer mudanças e decisões.

Sobretudo, antes de você já começar a apavorar, é importante que você entenda que esses sentimentos são naturais na vida de qualquer ser humano. Contudo, apesar de ser comum e natural, você precisa começar a aprender a lidar com eles. E claro, não deixar que eles dominem sua vida e tomem conta das suas decisões.

Assim sendo, o meu principal intuito é fazer com que você consiga entender o que se passa em você e também te ajudar a encarar esses sentimentos. Ou seja, fazer você entender que eles existem para lhe fortalecer e não, para te oprimir. Enfim, vem entender um pouco mais sobre a insegurança e medo.

Afinal, o que significa medo?

insegurança e medo
Fonte: Psico trainer

Basicamente, o medo normalmente, é definido como uma angústia e inquietação. Na verdade, o medo se torna bastante presente, quando estamos diante de uma situação difícil e preocupante. Ou seja, ele surge para nos alertar e proteger de uma possível ameaça.

Portanto, o medo não pode ser visto como um inimigo nosso. Na verdade, ele tem como objetivo, nos proteger. Além disso, ele vem como uma forma de alerta sobre algo novo, e algo que provavelmente você não imaginou que iria acontecer.

Porém, proteção demais, pode ser mal interpretada. Ou seja, se você deixar que o medo tome conta de todas as suas decisões, você então passará a entender e a levar a vida como um jogo do “quase”. Quase passou na prova de volante, quase começou um curso novo, quase mudou de país, e no meio de tanto quase, você ficou aí parado e esperando a vida mudar por si só.

Por isso é importante que você encare o medo, e não deixe que ele seja o responsável por suas atitudes. Afinal, você é auto responsável de tudo aquilo que faz ou deixa de fazer.

Não perca estas postagens do Blog Be You

E a insegurança, o que significa?

insegurança e medo
Fonte: Psicólogo e Terapia

Já a insegurança pode ser classificada como aquele sentimento de incerteza e de dúvida sobre suas reais qualidades. De modo geral, a pessoa insegura, sempre antes de agir, duvida das suas habilidades, dos seus conhecimentos e de sua possível vitória. Inclusive, sempre antes de agir se pergunta “será que eu consigo?”.

Sobretudo, pode se destacar que a insegurança e medo andam juntos. Inclusive, se você deixar que eles tomem conta das suas ações e decisões diárias, você com certeza assumirá uma vida que não te pertence e que não te agrada. Aliás, viverá para falar “Queria ter a vida daquela pessoa”.

Quando eu disse que a insegurança e medo andam juntos, é porque atrás de toda insegurança, existe na pessoa aquele medo de fracassar, de errar e de ser julgado. Inclusive, são esses sentimentos e inquietações que fazem a pessoa desistir de agir e começar algo novo.

Mas, calma mulher. Porque hoje nós iremos solucionar esses dois sentimentos. E claro, iremos aprender a administrá-los da forma correta. Ou seja, a insegurança e medo não irão mais controlar suas ações. E não serão mais os responsáveis pelos seus resultados.

5 passos para acabar com a insegurança e medo

1º- Comece a ver as coisas de uma forma mais positiva

insegurança e medo
Fonte: Classic Seguros

De modo geral, quando surge uma novidade, normalmente sempre focamos em todas as possíveis situações negativas. Do tipo, se eu fizer isso, posso ser julgado, podem me menosprezar, posso passar vergonha. Ou então, se eu agir dessa forma com certeza eu irei errar.

Então, vamos fazer assim. Se aparecer aquela oportunidade de emprego, ou então aquela ideia brilhante de começar um projeto novo, você vai agarrar essa oportunidade. Logo em seguida, antes de começar a pensar nas situações ruins, você vai pegar o seu caderno e listar 5 situações positivas que acontecerão se você continuar seguindo com essa ideia.

Por exemplo, se eu aceitar essa proposta de emprego, irei aprender coisas novas, conhecer pessoas novas, fazer um novo network. Além do mais, irei ter um novo salário e claro, irei ter novas oportunidades na minha carreira profissional.

Basicamente, quando você começa a inserir palavras positivas e pensamentos bons sobre o seu futuro, o seu cérebro começa a aprender e a praticar melhores atitudes, pensamentos e formas de agir mais eficazes para o seu dia a dia. Inclusive, cuide dos seus pensamentos, eles podem ser mais importantes do que você imagina.

2º- Tire de uma vez por todas o “se” do seu vocabulário

insegurança e medo
Fonte: Ricardo Piovan

Normalmente, quando nos deparamos com situações novas, o “se” vem sempre com as nossas frases. Ou seja, a sua insegurança e incerteza antes de tomar qualquer atitude ficam ainda mais evidentes.

Como por exemplo, e se eu não conseguir? E se eu falhar? E se não for tudo isso que estou pensando? De modo geral, podemos até dizer que esse “e se”, é o verdadeiro causador da insegurança e medo. Afinal, sempre que aparecem esses sentimentos, o “e se” vem atrás.

Portanto, elimine essa incerteza de uma vez por todas. Até porque, ela não irá te trazer nenhum beneficio.

3º- Trabalhe o autoconhecimento

insegurança e medo
Fonte: M de Mulher

Primeiramente, se você não confia em você, porque então quer que o seu chefe confie na sua capacidade? Antes de exigir que os demais acreditem na sua capacidade, você precisa primeiro acreditar no seu potencial e em suas habilidades.

Além do mais, é necessário que você entenda a importância de se conhecer, de se entender e aprender quais realmente, são os seus limites e seus pontos fracos e fortes. Pois, assim você conseguirá identificar com mais rapidez onde é que está a sua insegurança e medo.

4º- Procure por exemplos que você admira

insegurança e medo
Fonte: Terra

Sempre tem pessoas que nós admiramos acima de tudo, não é mesmo? Assim sendo, essa pode ser uma ótima dica para você começar a agir, mesmo com a insegurança e medo.

Basicamente, você só precisa começar a ler mais sobre a trajetória dessa pessoa e a observar mais como ela lida com rejeição e com aprovação. Por exemplo, sou muito fã da jornalista Glória Maria. Portanto, para eu conseguir me espelhar nela de forma positiva, vou levar a sabedoria dela, para as minhas atitudes.

Outro exemplo interessante, caso você tenha medo de falar em público. Você pode começar a observar mais como os populares falam em público e como realmente eles conseguem. De certa forma, fazendo isso você começará a ver que falar em público pode ser mais fácil do que você imaginou. E claro, a insegurança e medo, começarão a deixar de fazer parte da sua vida.

5º- Deixe suas frustrações passadas para trás

Fonte: Edvaldo Eliezer

Sobretudo, a insegurança e medo se tornam ainda mais presentes, quando se teve frustrações e erros no passado. Por exemplo, você foi demitido de um emprego, e por isso, começa a achar que nunca mais será contratado em um novo, e que nunca mais conseguirá ser bom o suficiente para qualquer emprego.

Não se torne vítima do destino. Exatamente, se não deu certo uma vez, levanta a cabeça e tenta de novo. E tente até você conseguir. Aliás, lembre-se sempre que errar é humano, e que você pode errar quantas vezes você quiser.

Portanto, esqueça o seu passado, e comece a visualizar o seu presente e o seu futuro. Inclusive, lembre-se que tudo acontece porque tem que acontecer. Ou seja, se não deu certo antes, é porque ainda não estava na sua hora e nem no seu momento. E claro, dê o seu tempo, entenda que tudo tem a hora certa de acontecer.

Enfim, apesar de termos lhe apresentado 5 passos para acabar com a insegurança e medo, é importante que você saiba que você pode dar um passo de cada vez. Portanto, não se pressione demais, e nem exija mais do que você consegue. Então, calma e confie em você mesma.

Vem conferir mais uma matéria do meu blog: Quarentena- O que fazer na sua casa para sair do tédio?

Imagem destacada: Clínica renove

Fontes: Dicas de mulherImiranteSomos todos um

Emilly Krishna em blogbeyou
Meu nome é Emilly Krishna, tenho 23 anos, nasci em Caldas Novas, mas moro atualmente em Goiânia.

Sou formada em Jornalismo desde o final de 2019, e atualmente trabalho com a parte de assessoria de comunicação e como social media para mais de 10 marcas.

Sou viciada em café, amo animais e cachoeiras. Gosto de ser leve, apesar do meu jeito "nervosa de ser". Sou geminiana com ascendente em câncer, E não sou duas caras, como vocês gostam de taxar os geminianos. Ás vezes bipolar e muito chorona kekek.

Sou sonhadora, determinada, trabalhadora e amo praticar atividade física. E claro, sou a idealizadora de todo o universo Be You.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.