Pular para o conteúdo
Início » Lubrificação Feminina- Tudo que você precisa saber

Lubrificação Feminina- Tudo que você precisa saber

A lubrificação feminina consiste em um líquido natural que lubrifica a região da vulva e o canal vaginal. Venha saber mais sobre o assunto!

Lubrificação Feminina- Tudo que você precisa saber
Dicas de Mulher – Lubrificação Feminina- Tudo que você precisa saber

Sobretudo, muitas mulheres têm dúvidas sobre a lubrificação feminina. Afinal, a lubrificação feminina consiste em um líquido natural que lubrifica a região da vulva e o canal vaginal. A sua função é reduzir a fricção durante a atividade sexual e proteger a região íntima feminina.

De modo geral, a lubrificação feminina é muito importante na vida da mulher. Tanto para o dia a dia quanto para a relação sexual. No entanto, quando a falta de lubrificação feminina acontece, é um problema na vida íntima das mulheres.

Nesta matéria, explicarei sobre a falta e o excesso de lubrificação da vagina, quais as causas e o que você pode fazer e evitar para melhorar a lubrificação.

A falta de lubrificação da vagina e suas causas

Lubrificação Feminina- Tudo que você precisa saber
Tarja Rosa – Lubrificação Feminina- Tudo que você precisa saber

Se você está com ressecamento vaginal, provavelmente então, você estará com alguns incômodos, como por exemplo, coceira e ardência no seu dia a dia. E além disso, pode estar com dor e desconforto durante as relações sexuais.

Primeiramente, um dos principais motivos para o ressecamento vaginal é a queda dos níveis de estrogênio no corpo. Isso porque, ele é um hormônio que estimula as células e glândulas a manterem a região íntima hidratada. Este hormônio sofre queda no organismo em algumas situações, como:

  • Na menopausa;
  • Durante a amamentação;
  • Com uso de alguns remédios como antialérgicos e antidepressivos;
  • Após a remoção dos ovários;
  • Durante a quimioterapia ou radioterapia.

Além disso, a falta de lubrificação no momento das relações sexuais pode estar associados à baixa libido, ou problemas psicológicos. Como por exemplo, depressão ou ansiedade, pouco estímulo antes da relação e dificuldades com as parcerias sexuais.

Por fim, o tabagismo, o uso de alguns anticoncepcionais e algumas doenças autoimunes, também podem afetar a lubrificação vaginal.

A lubrificação em excesso é um problema?

Basicamente, o excesso de lubrificação é um caso raro, porém não existe padrão exato para a lubrificação feminina. Em alguns casos, a lubrificação pode ocorrer além do necessário, podendo escorrer nas pernas e deixar as roupas íntimas úmidas, mas isso não quer dizer que exista algo de errado.

Sobretudo, se você estiver com sintomas como dor, ardência ou coceira pela umidade em excesso, é preciso estar atenta e procurar um ginecologista para tratar do seu caso.

O que fazer nos casos de ressecamento vaginal?

Lubrificação Feminina- Tudo que você precisa saber
Fonte: Metrópoles – Lubrificação Feminina- Tudo que você precisa saber

Primeiramente, devemos lembrar que, a lubrificação feminina é algo extremamente saudável e necessário para a saúde da mulher.

Além disso, existem diversos tratamentos disponíveis para melhorar o ressecamento vaginal, porém isso depende do que exatamente está causando o problema.

O tratamento para o ressecamento vaginal é muito diverso, pois vai depender do que exatamente está causando o problema. Então, caso esteja sofrendo com este problema, procure uma ginecologista para te auxiliar no tratamento.

Assim, após o diagnóstico poderemos adotar diversas medidas:

  • Uso de cremes específicos para a secura vaginal;
  • Comprimidos de estrogênio;
  • Sessões de laser;
  • Tratamentos de problemas psicológicos, como estresse, ansiedade e depressão;
  • Terapia de casal;
  • Preliminares antes da relação sexual;
  • Pompoarismo;
  • Medicações que melhoram a líbido;
  • Uso de lubrificantes durante as relações sexuais;
  • Suplementos alimentares;
  • Dieta com fitoestrogênios.

O assunto Pompoarismo, abordaremos mais pra frente, mas resumindo é uma técnica milenar que inclui exercícios para o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico.

Por fim, sobre a dieta com fitoestrogênios, coloquei um vídeo explicando como ela é feita para aliviar sintomas da menopausa. Como fogachos, cansaço, irritação, suores noturnos e insônia, que são os terríveis e principais sintomas da menopausa.

A nutricionista Tatiana Zanin explica como manipular os alimentos, para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar quando a menopausa chegar.

O que evitar para melhorar a lubrificação feminina

Existem alguns hábitos que podemos evitar, pois ajuda a aumentar a secura vaginal e como exemplo disso, a ducha vaginal. Este material retira a lubrificação natural da vagina e as bactérias naturais da região, na qual fazem a proteção das bactérias externas.

De modo geral, o uso de calcinhas de tecidos sintéticos causa um abafamento, piorando o ambiente vaginal, ou seja, pode causar a proliferação de fungos.

O ideal é investir em lingerie de algodão, pois assim, a região pode respirar. Outro item que deve ser usado somente em casos emergenciais, são os lenços umedecidos.

No vídeo abaixo, a Cátia Damasceno vai explicar sobre higiene íntima feminina e os cuidados que você deve ter com ducha vaginal.

Youtube

Contudo, caso tenha dúvidas sobre a sua região íntima, procure um especialista para tratar do seu quadro.

Enfim, se você gostou da matéria, deixe nos comentários quais outros assuntos ligados à essa região você quer ver no blog!

Vem conferir mais uma matéria do Blog: O anticoncepcional realmente faz mal para a saúde da mulher?

Fontes: Tua Saúde, Dra. Juliana Ribeiro, Trocando Fraldas, Fernando Guastella, E Cycle

Meu nome é Jordana Queiroz, tenho 24 anos, nasci e moro em Goiânia.

Eu finalizei a faculdade de Relações Públicas, já morei fora durante 1 ano, falo inglês fluentemente e amo estudar assuntos ligados à marketing e mídias sociais.

Amo tudo relacionado ao universo da beleza, por esse motivo criei um Instagram (@joorqueiroz), onde eu compartilho meus conhecimentos como dicas, tutoriais, resenhas, tendências, conteúdos sobre cabelo, maquiagem e skin care.
Jordana Queiroz
Marcações:

Deixe um comentário