Pular para o conteúdo
Início » Maquiagem envelhece a pele: Mito ou verdade?

Maquiagem envelhece a pele: Mito ou verdade?

Desde sempre vimos que a maquiagem envelhece a pele. No entanto, o que de fato pode agravar essa situação são os nossos maus hábitos.

maquiagem envelhece a pele
Fonte: Drogaria Santo Remédio

Maquiagem envelhece a pele?

Se você já ouviu, “pare de usar maquiagem demais, elas podem envelhecer sua pele e podem favorecer o surgimento de rugas e manchas”. Chega mais, pois estamos juntas nessa. Mas, afinal, realmente a maquiagem envelhece a pele?

Se você já se perguntou isso, e assim como eu não sabe uma resposta ao certo. Vem comigo que eu vou te ajudar. Até porque, não sei vocês, mas eu amo passar um rímel, sobretudo batom e um blush pra ir em qualquer lugar. Seja até mesmo para ir à padaria.

Aliás, se olhar no espelho e dizer “Caramba, eu tô gata pra caralho”, é a meta de toda mulher. Com a maquiagem, nós nos sentimos poderosas, atraentes, confiantes e sobretudo com uma super hiper autoestima. Inclusive, essa sensação pode transformar um dia, um memória ou até mesmo uma vida.

Afinal a maquiagem, assim como a moda dentro da vivência feminina é altamente importante. Isso é um fato incontestável. Mas será que realmente a maquiagem envelhece a pele? É uma das dúvidas que serão respondidas a seguir.

Mas antes: Você gosta de maquiagem? Quer aprender a se maquiar de uma forma profissional? Sim? Então veja esse curso online de maquiagem.

Afinal, maquiagem envelhece a pele?

De modo geral, maquiagem não causa o envelhecimento. (Glória a Deux). No entanto, certos hábitos de maquiagem podem levar a uma aparência envelhecida da pele a longo prazo.

Ou seja, o uso excessivo de maquiagem pode obstruir os poros e consequentemente causar acne. O que pode levar à formação de rugas. Isso se não for tratado adequadamente. Além disso, a maquiagem pode remover a camada protetora de óleo da pele, causando ressecamento e irritação. Dessa forma, pode aumentar a aparência de linhas finas e, sobretudo, rugas.

O uso frequente de maquiagem pesada também pode causar danos à pele. Mas isso por conta do excesso de produtos químicos e, sobretudo, pigmentos que podem levar à inflamação e danos celulares.

No entanto, se usada com moderação e removida corretamente antes de dormir, a maquiagem geralmente não é prejudicial à pele. Além disso, muitas marcas oferecem produtos que são formulados para ajudar a hidratar e proteger a pele, bem como reduzir os sinais de envelhecimento.

Com isso, é importante lembrar que a pele é única para cada pessoa. E é sempre uma boa ideia consultar um dermatologista para descobrir quais produtos são melhores para a sua pele.

Maquiagem envelhece a pele ou é a nossa salvadora?

Fonte: Seleções

Como dito anteriormente a maquiagem não causa o envelhecimento. No entanto, é recomendado o uso de produtos com proteção. Afinal, algumas maquiagens podem ajudar a proteger a pele. Sabe aquelas maquiagens que protegem contra o sol? Então, esse tipo de maquiagem pode oferecer proteção contra raios ultravioletas.

Quando você escolhe makes que não te protegem contra esses problemas, elas podem deixar você exposta, e causar danos.

Infelizmente a radiação do sol, pode causar danos em nosso DNA. O que inclusive, prejudica a produção de colágeno e elastina, resultando então em manchas, rugas e flacidez, fatores comuns de envelhecimento.

Basicamente, a sua pele, assim como as demais partes do seu corpo, requerem uma certa atenção e cuidados diários. Por isso é importante que você tenha uma rotina com sua pele. Sobretudo use produtos de qualidade.

Cuidados diários com a pele

Retirar a maquiagem antes de dormir

Fonte: Suelen Santos

Se você dorme com maquiagem no rosto, a pele acaba não respirando direito, ou seja, os seus poros ficam entupidos. Consequentemente, não elimina impurezas, aumentando então a formação de acne, oleosidade e o surgimento de alergias.

Retirar a maquiagem do rosto antes de dormir é importante por diversas razões. Mas sobretudo porque ela pode impedir a pele de respirar adequadamente. O que pode contribuir para o envelhecimento precoce da pele.

Outra razão pela qual é importante retirar a maquiagem antes de dormir é que a maquiagem pode acumular bactérias e outros microrganismos que podem causar infecções na pele. Além disso, deixar a maquiagem por muito tempo pode desidratar a pele, tornando-a seca e sem brilho.

Em resumo, retirar a maquiagem do rosto antes de dormir é essencial para manter a saúde e beleza da pele. Para isso, basta utilizar um demaquilante adequado ao tipo de pele, seguido de uma limpeza suave e hidratação.

E deixamos ainda também nosso alerta: dormir de maquiagem constantemente pode fazer com que a textura da sua pele altere. Dessa forma, você contribui para o surgimento de rugas.

Usar maquiagem vencida

maquiagem envelhece a pele
Fonte: Site de beleza e moda

As maquiagens geralmente têm uma data de validade indicada pelo fabricante que deve ser respeitada. O uso de maquiagem vencida pode causar diversos problemas de saúde, como irritações, alergias e infecções. Sobretudo devido à proliferação de bactérias e fungos que podem ocorrer em produtos vencidos.

Com o tempo, as substâncias químicas presentes na maquiagem se degradam e perdem suas propriedades. Com isso, pode resultar em mudanças na textura, no cheiro e na cor. Além disso, a exposição da maquiagem ao ar, luz e umidade também pode afetar sua qualidade.

Portanto, é importante verificar a data de validade dos produtos de maquiagem antes de utilizá-los. E caso tenham expirado, descartá-los corretamente. É melhor prevenir problemas de saúde do que correr o risco de sofrer com irritações e infecções de pele causadas pelo uso de maquiagem vencida.

Uma dica, para você manter os seus produtos em dia e protegidos, é não guardá-los no banheiro. Caso você não saiba, deixar maquiagem no banheiro favorece a proliferação de fungos prejudiciais à saúde. Por isso, deixe o seu estojo de maquiagem no seu guarda-roupa ou penteadeira.

Fatores externos que causam o envelhecimento

maquiagem envelhece a pele
Fonte: Trianons
  • Exposição sem proteção ao sol.
  • Exposição à radiação ultravioleta: A exposição excessiva à radiação UV do sol ou de fontes artificiais, como lâmpadas de bronzeamento, pode causar danos à pele, incluindo rugas, manchas e outras alterações na textura e na cor.
  • Poluição ambiental: A exposição à poluição do ar, água e solo pode acelerar o envelhecimento celular e aumentar o risco de doenças relacionadas à idade.
  • Estresse: O estresse crônico pode ter um efeito negativo sobre o sistema imunológico, o que pode aumentar o risco de doenças relacionadas à idade.
  • Dieta: Uma dieta pobre em nutrientes, como vitaminas e minerais, pode acelerar o processo de envelhecimento.
  • Exposição a toxinas: A exposição a produtos químicos tóxicos, como pesticidas e metais pesados, pode causar danos celulares e acelerar o envelhecimento.
  • Falta de sono: A privação crônica do sono pode levar a problemas de saúde relacionados à idade, como doenças cardíacas, diabetes e demência.
  • Fatores de estilo de vida: Hábitos pouco saudáveis, como fumar, beber em excesso e falta de atividade física, podem contribuir para o envelhecimento precoce.

Fatores internos que podem causar o envelhecimento

  • Genética: a predisposição genética pode influenciar a forma como a pele envelhece, incluindo a quantidade de colágeno e, sobretudo, elastina produzidos.
  • Hormônios: as mudanças hormonais podem afetar a produção de colágeno, elastina e outros componentes da pele, levando ao envelhecimento.
  • Oxidação celular: o estresse oxidativo pode levar à produção de radicais livres, que danificam as células da pele e contribuem para o envelhecimento.
  • Inflamação crônica: a inflamação crônica pode danificar a pele, aumentando a produção de radicais livres e reduzindo a produção de colágeno.
  • Estilo de vida: a exposição ao sol, dieta, tabagismo e consumo excessivo de álcool podem afetar a saúde da pele e acelerar o processo de envelhecimento.
  • Doenças crônicas: doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares, podem afetar a saúde da pele e acelerar o processo de envelhecimento.
  • Em resumo, uma combinação de fatores genéticos, hormonais, ambientais e de estilo de vida pode afetar a saúde da pele e acelerar o processo de envelhecimento.

Como usar maquiagem sem prejudicar a pele

Como você pode ver o uso da maquiagem deve ser feito com cuidado. E se você quer proteger o máximo possível a sua pele, se liga nas dicas a seguir:

  1. Limpe a pele antes de aplicar maquiagem: Antes de aplicar maquiagem, é importante limpar a pele para remover qualquer sujeira, óleo ou basicamente resíduo de produtos. Use um limpador suave para evitar irritação ou ressecamento da pele.
  2. Hidrate a pele: Aplique um hidratante leve antes de aplicar maquiagem para manter a pele hidratada e saudável. Isso também ajudará a manter a maquiagem em bom estado.
  3. Use produtos de qualidade: Escolha maquiagem de qualidade que seja gentil com a pele e que não cause irritação. Evite produtos que contenham ingredientes que possam ser prejudiciais à pele.
  4. Evite dormir com maquiagem: Certifique-se de remover toda a maquiagem antes de dormir para permitir que a pele respire e se recupere durante a noite. Dormir com maquiagem pode causar obstrução dos poros e acne.

Dicas Bônus de Sucesso

  • Limpe os pincéis de maquiagem regularmente: Limpe os pincéis de maquiagem regularmente para remover bactérias e sujeira acumuladas. Pincéis sujos podem causar acne e irritação da pele.
  • Não compartilhe maquiagem: Evite compartilhar maquiagem com outras pessoas, pois isso pode aumentar o risco de infecções e irritações da pele.
  • Permita que a pele respire: Tente não usar maquiagem todos os dias e permita que a pele respire de vez em quando. Isso ajudará a manter a saúde da pele e evitar irritações e inflamações.

Mas calma, não vá embora ainda. Se você gosta e quer aprender mais sobre o universo da maquiagem, eu te aconselho a dar uma conferida nesse curso online de maquiagem. Ele com certeza fará uma diferença na sua produção.

Enfim, o que achou dessa matéria? Conta pra gente nos comentários.

Vem conferir mais uma matéria do meu blog: Como evitar maquiagem craquelada? Dicas e truques especiais pra você

Fontes: CaprichoLuciana PepinoSuelen Santos

Imagem de destaque: Drogaria Santo remédio

Emilly Krishna em blogbeyou
Meu nome é Emilly Krishna, tenho 23 anos, nasci em Caldas Novas, mas moro atualmente em Goiânia.

Sou formada em Jornalismo desde o final de 2019, e atualmente trabalho com a parte de assessoria de comunicação e como social media para mais de 10 marcas.

Sou viciada em café, amo animais e cachoeiras. Gosto de ser leve, apesar do meu jeito "nervosa de ser". Sou geminiana com ascendente em câncer, E não sou duas caras, como vocês gostam de taxar os geminianos. Ás vezes bipolar e muito chorona kekek.

Sou sonhadora, determinada, trabalhadora e amo praticar atividade física. E claro, sou a idealizadora de todo o universo Be You.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *