Pular para o conteúdo
Início » Maquiagem para o dia- Como fazer sozinha + Ideias de makes

Maquiagem para o dia- Como fazer sozinha + Ideias de makes

Apesar de muitas mulheres acreditarem que eventos diurnos não necessitam de produção, eu vim aqui para lhe mostrar, que podemos nos produzir, sem ficarmos extravagantes e enfeitadas demais. Inclusive, vem comigo aprender a fazer sua maquiagem para o dia.

Sobretudo, a maquiagem para o dia é aquela make básica, mas que acima de tudo realça nossa beleza. Inclusive, nela você usa iluminador, blush, base e batom. Mas, claro tudo de uma forma moderada, ok?

Afinal, não queremos começar a derreter logo no início da festa. Inclusive, não sei vocês, mas eu morro de agonia de makes pesadas. Normalmente, já transpiro com muita facilidade. Então, imaginam, o que ocorre quando coloco muita base, para ir em um evento 14 horas da tarde?

Enfim, para não ocorrer da sua make derreter ou desmanchar antes do encanto da Cinderela acabar, recomendo que venha aprender todas essas dicas e passo a passo para você produzir sua maquiagem para o dia e arrasar no evento.

Antes de tudo

Qual é a ocasião?

maquiagem para o dia

Fonte: Revista iCasei

Apesar da maquiagem para o dia ser meio padronizada, você precisa acima de tudo, pensar na ocasião que vai. Por exemplo, é um evento de trabalho? é um casamento? Ou uma confraternização?

Basicamente, para cada um desses exemplos que eu citei, se usa uma roupa diferente, um penteado diferente. E claro, uma make diferente. Portanto, determine sua make de acordo com o evento que você irá.

Qual horário?

maquiagem para o dia
Fonte: Na internet

Sobretudo, um evento durante o dia, pode acontecer de manhã, na hora do almoço até a tarde. Ou da tarde para a noite. Ou seja, para cada turno, tem uma make mais bem indicada. Afinal, já pensou em usar muito glitter nos olhos, para um evento de manhã?

Espero que não, né? Agora o glitter pode ser muito bem usado em um evento que ocorre da parte da tarde até a noite. Portanto, antes de selecionar os itens da sua make, entenda que quanto mais cedo, mais suave serão as cores e os traços da sua make.

Qual roupa irá vestir?

maquiagem para o dia
Fonte: Eu total

Acima de tudo os acessórios e as roupas, interferem na escolha da make, pois caso você opte por usar roupas mais floridas, estampadas. Ou se for abusar dos acessórios, eu indico que você faça uma maquiagem para o dia mais leve.

Caso o seu traje seja mais simples, aí sim você pode abusar um pouco das cores e dos glitters. Que aliás, eu amo. Se dependesse de mim colocaria glitter em tudo.

Eventos X Maquiagem para o dia

1- Evento informal pela manhã

maquiagem para o dia
Fonte: Eu total

Acima de tudo, se você for para um evento matinal e informal, eu indico que faça uma make leve e com pouco brilho. Dessa forma, você pode apostar na máscara de cílios, para dar um up no seu olhar, em uma sombra mais clara e um batom mais nude.

E claro, não deixe de usar protetor solar e finalizar a make com um blush suave. Afinal, ele deixará sua pele com um aspecto mais saudável e jovial.

2- Evento chique pela manhã

maquiagem para o dia
Fonte: Eu total

Primeiramente, se o evento é chique, você precisa então usar roupas mais elegantes. Por exemplo, uma saia longa com um salto alto. Inclusive, você pode abusar dos looks coloridos. Ou então, optar por peças mais clássicas.

Caso você use roupas mais coloridas, indico que faça um delineado fino na pálpebra superior dos olhos. Pois, assim eles destacarão seu olhar, sem deixar exagerado. E claro, use um batom que você se sente bem.

3- Evento de trabalho

maquiagem para o dia
Fonte: Eu total

Sobretudo, se o evento for profissional, você precisa então manter a classe e a elegância. Por isso, você pode investir em sombras mais escuras, as quais inclusive, além de criarem um efeito de profundidade aos olhos, conseguem também deixar o olhar mais maduro.

Além da sombra, você também pode apostar no contorno com um pincel fino de sombra. Pois, assim ficará menos forte e mais expressivo. E claro, além disso prepare a pele, como eu já irei ensinar, passe blush e batom para finalizar.

4- Evento no fim da tarde

maquiagem para o dia
Fonte: Eu total

Dessa forma, se o evento for começar mais tarde, você pode ousar um pouco mais na sua maquiagem para o dia. Inclusive, aqui você pode usar o delineado dos olhos, ou uma sombra na pálpebra inferior.

Acima de tudo, eu não acho legal abusar das sombras escuras. Até porque, o look e a make precisam estar equilibrados para o evento, ok?

5- Casamento de dia

maquiagem para o dia
Fonte: Eu total

Sobretudo, o casamento é uma data importante, bonita e um pouco mais requintada. Por isso, acho que o ideal é apostar em maquiagem mais simples.

Como por exemplo, com um delineado suave, iluminador no canto dos olhos e pontos de luz no rosto.

6- Maquiagem para noivas

Fonte: Eu total

Nesse caso, se você for a protagonista da festa, eu acho que você precisa brilhar um pouco mais. Portanto, carregue um pouco mais os traços da make. Além disso, aposte em um blush e batom brilhoso, mas que não seja escuro.

Passo a passo para fazer maquiagem para o dia

1- Cuidados prévios

Fonte: Eu total

Acima de tudo, lave bem o seu rosto antes de começar a se produzir. Inclusive, o mais recomendado é que se lave com um sabonete neutro e finalize com um tônico facial. Pois, assim, eles conseguirão fechar os poros do seu rosto e ainda controlar a oleosidade.

Logo após, passe um protetor solar. Afinal, se o vento é durante o dia, você mais do que nunca, precisa se proteger das radiações solares. Em seguida, finalize com um primer. Basicamente, ele pode ser o responsável por uniformizar e fixar melhor a maquiagem para o dia.

De modo geral, antes de começar a se maquiar você precisa, limpar, tonificar, hidratar e proteger sua pele. Contudo, caso você tenha problemas mais graves de pele, ou siga alguns tratamentos recomendados pela sua dermatologista, eu indico que você permaneça com seus cuidados.

2- Prepare a pele

Sobretudo, o segundo passo é prepara a pele. Ou seja, hora de tampar as nossas imperfeições do rosto. Normalmente, eu uso base, corretivo e selo com pó. Após, fazer os cuidados prévios, você começa com a base. E passe-a no rosto todo.

Inclusive, a base deve ser passada com um pincel específico, seja uma esponjinha. Já o corretivo, você precisa passar nas regiões que tiver manchas, cravos, espinhas ou nas olheiras. Ele já pode ser aplicado com batidinhas.

Vale destacar, que o contorno do rosto é feito, ao passar o corretivo. E claro, passe nas regiões estratégicas, para que o contorno fique harmônico com o seu formato de rosto.

Caso sua pele seja muito oleosa, tome cuidado ao escolher os produtos. Após, a base e o corretivo secar, você aplica o pó para que ele sele a maquiagem, para que assim ela consiga durar mais.

3- Blush

maquiagem para o dia
Fonte: O Paque

Agora que sua pele já está preparada, aplique o blush. Basicamente, ele consegue deixar sua pele mais saudável e com um ar mais natural. Caso, seu blush seja em pó, use aqueles pincéis específicos.

Agora se o seu blush for cremoso, você pode aplicar com os dedos mesmo. Independente de como é o seu blush, o importante é que você aplique o nas maçãs do seu rosto. E acima de tudo, escolha uma cor de blush que combine com a cor da sua pele.

4- Ilumine o rosto

maquiagem para o dia
Fonte: Vix

Sobretudo, o iluminador é usado, justamente para iluminar mais o rosto. Inclusive, onde você passa o iluminador, a região fica mais destacada e brilhosa. Por isso, ele é um dos mais queridinhos, pois ele deixa a make glow e suave ao mesmo tempo.

De modo geral, eu aplico o iluminador mais na região do canto interno dos olhos. Mas, caso você tenha os olhos muito separados, aplicar o iluminador nessa região, pode deixá-los ainda mais afastados.

5- Esfume a região dos olhos

maquiagem para o dia
Fonte: Eu total

De modo geral, como estou lhe ajudando a produzir uma maquiagem para o dia simples, indico que não deixe a make pesada. Aliás, a dica é que você esfume os olhos, de uma forma que valorize ainda mais o seu olhar. mas, lembre de deixar uma suavidade nos seus olhos.

Sobretudo, para esfumar, você pode fazer com o dedo, ou com um pincel de sombra mais estreito. Caso você queira uma make mais básica, use uma sombra mais clara, com um delineado na parte superior dos olhos.

Contudo, se você está querendo uma make mais elaborada, você pode reforçar o marrom no côncavo dos olhos. Dessa forma, para marcar o côncavo você pode aplicar uma sombra cobre e já na pálpebra móvel, uma sombra mais nude. Dessa forma esfume e misture levemente os dois.

Inclusive, se você quiser aprender um pouco mais sobre essa técnica, você pode fazer esse super curso online. Vem já conferir.

6- Corrija a sobrancelha

Fonte: Blog Kit Box

Basicamente, nas sobrancelhas, eu recomendo que você só corrija as falhas. pois, assim ficará mais natural e mais bonita também. Inclusive, se você exagerar no modelo ou na cor, pode ficar um pouco desequilibrado sua make.

Caso se interesse eu gosto de usar a paleta da Ruby Rose. Inclusive, ela tem a cor preta, marrom escura e marrom clara. Como sou ruiva, gosto de usar a cor mais clara e super recomendo, pois dependendo da forma como você aplica, ela não fica muito forte.

7- Lápis na linha d’água

Fonte: Truques de maquiagem

Sobretudo, essa técnica é mais indicada para quem tem olhos grandes, pois passar o lápis na linha d’água diminui os olhos. Afinal, o tom escuro dá mais profundidade ao olhar.

Caso tenha olhos pequenos, eu não indico que passe. Ou então, aplique o lápis por fora dos olhos.

8- Máscara de cílios

Fonte: Blog Sephora

Claro, que eu não iria esquecer da máscara de cílios, não é mesmo? Afinal, ela é a responsável por dar um up final na make. Aliás, ela consegue valorizar ainda mais o olhar.

Inclusive, passe muitas camadas da sua máscara, pois assim o cílios ficará bem volumoso. Além disso, procure sempre passar de baixo para cima, de uma forma que você penteie os fios.

9- Boca

Fonte: Eu total

para mim, o batom é primordial. Aliás, eu adoro passar um batom, seja para ir a padaria, eu gosto de passar. Dessa forma, na sua maquiagem para o dia, procure usar batom mais claro. Como, nude, pastel, rosa claro. Ou até mesmo, um lilás.

Caso você queira usar um batom mais escuro, tipo o vermelho, procure pegar leve no restante da maquiagem.

5 dicas para acertar na maquiagem para o dia a dia

1- Use os pincéis ideais

Fonte: Transforme-se

Acima de tudo, para cada passo da sua make, eu indico que use um pincel específico. Afinal, foi desenvolvido modelos de pincéis para cada tipo de produto. Portanto, você não tem desculpa de não usá-los.

Vale destacar, que usar pincéis errados ou usar a ponta dos dedos pode desgastar os produtos. Ou então, pode fazer com que aplique de uma forma exagerada os produtos em determinadas áreas do rosto.

2- Tome cuidado com as cores

maquiagem para o dia
Fonte: Dicas de mulher

Antes de mais nada, é importantíssimo que você compre cores de bases, batons, blush ou sombras que realmente combinam com a cor da sua pele. Afinal, não adianta você querer um efeito natural, se não comprar cores apropriadas ao seu tom de pele.

Dessa forma, para você escolher as tonalidades certas, você precisa aplicar o produto próximo ao maxilar e na lateral do rosto. Assim sendo, se a cor se manter com a do seu pescoço, estará correto. Já nas sombras, evite cores muito fortes. isto é, se você quiser uma maquiagem para o dia e mais leve.

3- Aplique a maquiagem com a mão leve

maquiagem para o dia
Fonte: Vix

Acima de tudo, para aplicar a make você precisa ir com cuidado e leveza. Até porque, você está se maquiando e não lutando, para ir com muita força. Portanto, não vá com muita força na hora da aplicação. Dessa forma, você evitará que o produto fique marcado demais no seu rosto.

Aliás, uma dica da Emy é segurar os pincéis do meio para o final do cabo. Assim você garantirá leveza na aplicação e ainda evitará que o produto fique muito marcado.

4- O poder das sobrancelhas

Fonte: Blog Kitbox

Sobretudo, as sobrancelhas precisam se manter equilibradas juntamente com o restante da make. Ou seja, não adianta fazer uma make discreta e usar as sobrancelhas bem pesadas.

Inclusive, as sobrancelhas por serem bem aparentes no rosto, precisam de cuidado redobrado. Por isso, para deixá-la mais natural, use lápis próprio para elas. Mas, claro use-o com muita delicadeza.

5- O iluminador

maquiagem para o dia
Fonte: Muito chique

Já falei que amo iluminador, né? Então, para que ele realmente fique legal na make, você precisa aplicá-lo em lugares do rosto estratégicos. Além disso, não recomendo que exagere na dose de iluminador. Afinal, o menos é mais.

E lembre-se todas as áreas tocadas pelo iluminador são projetadas para frente. Ou seja, você precisa saber usá-lo para que ele faça um efeito ao seu favor.

Tutoriais para você arrasar na make

Já que estamos falando de maquiagem, que tal vir conhecer esse super curso online? Inclusive, com ele você não só aprende a se maquiar como também pode ter uma renda extra, que tal?

Enfim, vem conferir mais uma matéria do meu blog: Maquiagem vegana- O que é, mitos e verdades + Curiosidades

Fontes: A revista da mulherEu totalBeleza na web

Imagem de destaque: Feira shop

Emilly Krishna em blogbeyou
Meu nome é Emilly Krishna, tenho 23 anos, nasci em Caldas Novas, mas moro atualmente em Goiânia.

Sou formada em Jornalismo desde o final de 2019, e atualmente trabalho com a parte de assessoria de comunicação e como social media para mais de 10 marcas.

Sou viciada em café, amo animais e cachoeiras. Gosto de ser leve, apesar do meu jeito "nervosa de ser". Sou geminiana com ascendente em câncer, E não sou duas caras, como vocês gostam de taxar os geminianos. Ás vezes bipolar e muito chorona kekek.

Sou sonhadora, determinada, trabalhadora e amo praticar atividade física. E claro, sou a idealizadora de todo o universo Be You.
Emilly Krishna

Deixe um comentário