Pular para o conteúdo
Início » Maquiagem vegana- O que é, mitos e verdades + Curiosidades

Maquiagem vegana- O que é, mitos e verdades + Curiosidades

maquiagem vegana

Acima de tudo, você já havia ouvido falar sobre a maquiagem vegana? Se ainda não, vem que irei lhe explicar tim tim, por tim tim dessa tão falada make sustentável.

Sobretudo, antes de entrar nesse universo sustentável, é importante lhe dizer que apesar de ser legar você ler em um produto que ele tem o selo verde, ás vezes não é exatamente assim.

Mas, como assim Emilly, o que você quer dizer? O que eu quero dizer, é que infelizmente ainda existem marcas que usam esse meio sustentável, para faturar mais. Ou seja, afirmam serem sustentáveis, mas na verdade é tudo questão de aparência.

Desse modo, verifique sempre os rótulos dos seus produtos, e a lista de ingredientes antes de comprar. Inclusive, eu indico que você veja se realmente tem o selo vegano na embalagem. Ou se está escrito “cruelty free”, que significa que não é testado em animais.

Vale destacar que atualmente existem também aplicativos que te ajudam a identificar e reconhecer se um produto é realmente vegano. Caso você se interesse, o aplicativo se chama “Veg Check”.

Já que vamos falar de maquiagem, que tal aprender a se maquiar com esse curso online? Garanto que você irá adorar.

Universo sustentável

maquiagem vegana
Fonte: Guia 55

Sobretudo, o universo sustentável não se trata apenas de uma alimentação diferente. Na verdade, pode ser uma filosofia de vida, maior do que você imagina. Inclusive, essa filosofia está crescendo cada dia mais, e conscientizando cada vez mais pessoas.

Aliás, por conta dessa popularização, as marcas de maquiagens tradicionais estão entrando nesse mercado. Como consequência está mais fácil de encontrar maquiagem vegana. E o que é melhor, a maioria das vezes são maquiagens com preços acessíveis.

Basicamente, com a popularização da conscientização, veio também o avanço da tecnologia para com esse meio. Ou seja, se antigamente a maquiagem vegana era classificada como inferior, diante as tradicionais, hoje em dia, já não é mais assim.

De modo geral, as maquiagens veganas competem de igual para igual com as grandes marcas tradicionais. Pois, além de serem fáceis de encontrar e com preços acessíveis. Elas também são tão eficazes quanto as tradicionais.

O que é a maquiagem vegana?

Fonte: Cláudia.Abril

Primeiramente, a maquiagem vegana é acima de tudo aquela make que não se usa nenhum ingrediente de origem animal e nem mesmo se pratica testes em animais. Ou seja, ela não contém nenhum produto ou subproduto de origem animal.

Sobretudo, os produtores da maquiagem vegana seguem em sua fabricação os valores veganos. Ou seja, respeitam os animais e o meio ambiente. Dessa forma, na fabricação dessas makes é comum utilizar ingredientes de origem vegetal ou mineral.

Mas, é importante destacar que os produtos veganos não utilizam agentes hidratantes naturais populares, como por exemplo, a cera de abelha, mel e lanolina. Além desses, esse tipo de maquiagem também não usa pigmento de cor carmim, que é derivado do besouro cochonilha.

Além do mais, os produtos veganos, normalmente estão livres de produtos químicos e sintéticos. Que inclusive, por conta disso, elas podem ser mais agradáveis para a sua pele. Até porque, é comum enfatizar o uso de fórmulas suaves á base de plantas, nessas makes.

Importâncias de se usar a maquiagem vegana

Fonte: Pérola Rangel
  • Atitude responsável com o meio ambiente;
  • Ato sustentável;
  • Respeito à vida dos animais que normalmente passam por experimentos durante o processo de testes de alguns cosméticos;
  • Os ingredientes da maquiagem vegana, podem favorecer sua pele. Como por exemplo, pode deixá-la mais hidratada e iluminada. Inclusive, isso ocorre, pois quase todos os produtos contém ingredientes antioxidantes;
  • São maquiagens delicadas e propícias para peles sensíveis, pois é um produto hipoalergênico.

Mitos sobre a maquiagem vegana

maquiagem vegana
Fonte: Just for you
  • Essa tipo de make é 100% natural e orgânica;
  • A maquiagem vegana é mais cara que a maquiagem tradicional;
  • A maquiagem vegana tem menor consistência e não é possível conseguir bons resultados com ela;
  • Pode dormir com as maquiagens veganas.

Verdades sobre a maquiagem vegana

maquiagem vegana
Fonte: Portal Rosa choque
  • A maquiagem vegana pode conter ingredientes sintéticos e, por isso, não é obrigatoriamente natural;
  • Quase todas as marcas têm um linha de maquiagens veganas acessíveis para todos os públicos;
  • A maquiagem vegana, assim como a tradicional, é formulada especificamente para se alcançar excelentes resultados;
  • Elas também podem causar reações alérgicas. Por isso, indico que você experimente o produto antes de usá-lo.

Curiosidades

maquiagem vegana
Fonte: Guia 55
  • Em 2013 a União Europeia aprovou uma proposta para acabar com os testes em animais na fabricação de produtos de uso cosméticos. Mas, ainda existem milhares de animais que passam por esse sofrimento;
  • A maquiagem vegana utiliza produtos com ingredientes que trazem muitos benefícios à pele;
  • Graças a suas fórmulas à base de ingredientes naturais, a maquiagem vegana é ideal para todos os tipos de pele, principalmente as mais sensíveis;
  • Na fabricação da maquiagem vegana, são eliminados ingredientes como extrato de crustáceos e peixe, glicerina animal, óleos de origem animal (de baleias ou tartarugas) e gelatina de porco.

Diferença dos cosméticos naturais com os veganos

maquiagem vegana
Fonte: Guia 55

Acima de tudo, os cosméticos naturais evitam de todo modo compostos químicos. Assim priorizam sempre os ingredientes naturais. Como por exemplo, sementes ou óleos vegetais.

Por conta disso, os cosméticos naturais são classificados como 95% de ingredientes naturais e 5% de ingredientes orgânicos. Apesar disso, a grande diferença entre esses cosméticos e a maquiagem vegana, é o fato de usarem ingredientes de origem animal.

Como por exemplo, a cera de abelha. Contudo, mesmo usando derivados de animais, eles ainda são produtos ecologicamente corretos. Pois, não testam em animais.

Diferença dos cosméticos orgânicos com os veganos

Fonte: Não + pelo

Já os cosméticos orgânicos, são também conhecidos como biológicos ou ecológicos. Isso se dá justamente, por fazerem uso de apenas produtos ecologicamente corretos, ou seja, sem agrotóxicos. Além disso, os produtos orgânicos também não fazem testes em animais.

Contudo, esses produtos usam derivados de animais. Como, a cera de abelha. De modo geral, para um produto ser orgânico, ele não pode conter química, e nem agrotóxico, nem antes e nem durante o cultivo da plantação.

Enfim, esses produtos precisam ter no mínimo 95% de matérias-primas orgânicas.

Ingredientes que NÃO estão na maquiagem vegana

Fonte: Gazeta
  • Ovo;
  • Glicerina animal;
  • Cera de abelha;
  • Leite: de vaca, cabra, égua ou jumenta;
  • Mel;
  • Carne de porco ou vaca;
  • Gelatina feita a partir de extrato de porco;
  • Carmim, feito com insetos esmagados;
  • Óleos de animais como tartaruga ou baleia;
  • Própolis: uma substância feita por abelhas;
  • Extrato de crustáceos ou peixes.

Enfim, agora que finalizamos a nossa leitura, que tal aprender um pouco mais sobre maquiagem? Vem conferir esse curso online.

Vem conferir mais uma matéria do meu blog: Quarentena- O que fazer na sua casa para sair do tédio?

Fontes: Green meGuia 55Revista Glamour

Imagem de destaque: Just for you

Emilly Krishna em blogbeyou
Meu nome é Emilly Krishna, tenho 23 anos, nasci em Caldas Novas, mas moro atualmente em Goiânia.

Sou formada em Jornalismo desde o final de 2019, e atualmente trabalho com a parte de assessoria de comunicação e como social media para mais de 10 marcas.

Sou viciada em café, amo animais e cachoeiras. Gosto de ser leve, apesar do meu jeito "nervosa de ser". Sou geminiana com ascendente em câncer, E não sou duas caras, como vocês gostam de taxar os geminianos. Ás vezes bipolar e muito chorona kekek.

Sou sonhadora, determinada, trabalhadora e amo praticar atividade física. E claro, sou a idealizadora de todo o universo Be You.
Emilly Krishna

Deixe um comentário