Por que a pílula do dia seguinte é recomendada para casos de emergências?
Acho bom começar esse texto falando que o importante da pílula do dia seguinte é que ela é uma pílula emergencial. Ela pode acarretar riscos à saúde. Além disso, como o nome popular diz, faz efeito realmente no dia seguinte. Ou até dentro de um período de 72 horas.
Exceção ao nome é que não precisa bem esperar de fato o dia seguinte. Contudo, tome o mais rápido possível após a relação sexual desprotegida. Não vá tomar uma semana depois. Isso porque que não vai adiantar não, mia amiga!
Você pode gostar também de ler sobre:
✔ Cuidados de beleza- Conheça 7 cuidados para implementar na sua rotina
✔ Body shaming: o que é e por que as mulheres sofrem mais?
✔ A evolução dos direitos das mulheres no Brasil
Dito isso, vamos lá!


De acordo com estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), metade das mulheres com idades entre 15 e 44 anos, de São Paulo, já utilizou a pílula do dia seguinte. Contudo, o fato de usar esse medicamento com frequência é prejudicial.
Portanto, não deve ser utilizada como método contraceptivo constante. Contudo sim em caso de emergência. Por exemplo, caso a camisinha estoure durante uma relação sexual.
Não perca estas postagens do Blog Be You
- Espinha na vagina – Tudo que você precisa saber sobre elas
- Ghosting – O que é? E por quê dói ainda mais ?
- Como perder a timidez na hora H? Confira essas dicas
Pílula do dia seguinte x Anticoncepcional diário

O que é a pílula do dia seguinte?
A pílula do dia seguinte é uma bomba de hormônios. Portanto, uma lista de efeitos colaterais pode ser encontrada na bula (Confira abaixo). A principal diferença dela com um anticoncepcional diário é a quantidade de hormônio condensado em um único comprimido.
Quando tomar a pílula do dia seguinte?

A orientação é tomar a pílula do dia seguinte em casos de emergência. Quando há falha de um anticonceptivo e existe o risco de uma gravidez indesejada. É necessário ingerir o comprimido o mais rápido possível após o coito. No entanto, no máximo 72 horas após a relação sexual.
Recomenda-se a pílula nas seguintes situações:
- Relação sexual sem ou que tenha ocorrido o rompimento do preservativo;
- Esquecimento do anticoncepcional;
- Casos de violência sexual;
- Expulsão do DIU;
Como tomar a pílula do dia seguinte

É importante ingerir a pílula acompanhada de água ou outro alimento. Todavia, em caso de vômito ou diarreia em até três horas após ter tomado, é necessário ingerir outra. Isso porque o corpo expeliu a pílula do dia seguinte antes dela agir.
Quais os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte?

Por ser uma bomba de hormônios, nosso corpo reage e acarreta uma série de efeitos colaterais. De imediato, os efeitos mais comuns são náusea, dor de cabeça e cansaço.
No entanto, além desses, é “normal” sentir dores nas mamas, dores abdominais, vômito, sangramento vaginal. Além disso, a menstruação seguinte costuma atrasar porque o corpo estará buscando se equilibrar hormonalmente de novo. Em alguns casos, o ciclo demora até três meses para se normalizar.
Quais as contraindicação da pílula do dia seguinte?

Primeiro, o uso frequente não é recomendado pelos médicos. Além disso, a pílula do dia seguinte também é contraindicada para mulheres que estão amamentando. Grávidas ou com suspeita de gravidez também não devem tomar.
É importante alertar também que alguns medicamentos como fenitoína, carbamazepina e Efavirenz reduzem o efeito do comprimido. Este último, pode reduzir em até 50%.
Fontes: Drauzio Varella, Tua Saúde, E aí, rolou
Gostou da matéria? Comente aqui!
Confira mais uma matéria do Blog Be You: Orgasmo na gravidez, é possível? Vem conferir
- Café com aroma de mulher – série Netflix - 25/05/2022
- Tampar o umbigo – Funciona? - 23/05/2022
- O que é a pílula do dia seguinte e por que é muito importante saber como usa-la? - 19/05/2022