Pular para o conteúdo
Início » MINDFULNESS: ENTENDA O QUE SIGNIFICA E DOMINE SUA ATENÇÃO

MINDFULNESS: ENTENDA O QUE SIGNIFICA E DOMINE SUA ATENÇÃO

O que é Mindfulness, quais são os benefícios e como começar a praticar.

Ei, já ouviu a palavra “mindfulness“? Quer entender um pouco mais? Neste post iremos te explicar tudo sobre esse estado mental

O que é Mindfulness e quais são os benefícios
Foto: Pixels – O que é Mindfulness e quais são os benefícios

Mindfulness é uma palavra que tem ganhado grande repercussão recentemente. Isso porque tem sido entendida como um tipo de terapia alternativa, capaz de reduzir a vulnerabilidade ao estresse e à exaustão emocional.

Para compreender, o termo mindfulness, em português, “atenção plena”, nada mais é do que um estado mental de percepção atenta dos fenômenos que acontecem no momento presente.

Sendo assim, mindfulness é a atividade de observar tudo o que envolve uma mente consciente, não só por fora, mas dentro dela.

Para simplificar, a técnica tem a intenção de perceber o que se está fazendo, experienciando ou sentindo no agora.

Portanto, essa percepção é atingida por meio da observação atenta daquilo que nos rodeia no momento presente, sem pré-julgamentos.

Inclusive, foi exercitado por praticantes milenares de meditação, o mindfulness foi traduzido para o inglês da palavra Sati, cuja matriz é de crença budista.

Sobretudo, hoje se sabe que a técnica de mindfulness perdeu muito do seu significado original com o passar dos anos. Apesar disso, vem se tornando conhecida ao redor do mundo, porque se mostra uma eficaz estratégia psicoterapêutica, que pode trazer:

Quais os maiores benefícios do Mindfulness

  • Diminuição de vícios;
  • Redução de traços de depressão e ansiedade patológica;
  • Queda da incidência de cardiopatias e doenças crônicas em geral.

MINDFULNESS NA PRÁTICA 

O que é Mindfulness e quais são os benefícios
Fonte: Na prática – O que é Mindfulness e quais são os benefícios

O que talvez você não saiba é que possuir atenção plena já faz parte do grupo de habilidades em potencial de toda mente humana. Apesar disso, a capacidade de ativar este estado mental é, geralmente, pouco desenvolvida.

Nesse sentido, o dado pode ser explicado pela falta de uso e de treino. Sendo assim, é um retrato da regra que se aplica a qualquer habilidade cerebral que já possuímos ou gostaríamos de possuir: é preciso treino.

Por isso, o mais importante é se manter desconectado das preocupações com o passado ou com o futuro.

Controlando os impulsos para dominar a atenção com o Mindfulness

O que é Mindfulness e quais são os benefícios
Fonte: SPDM – O que é Mindfulness e quais são os benefícios

Basicamente, para que tanto seja possível, a técnica de mindfulness pede a tomada de uma atitude de auto retirada do estado habitual da mente. Nesse sentido, note que a situação mental em que estamos na maior parte do tempo é desatenta e muito preocupada com o futuro.

Não por acaso, por motivo desses estados mentais, que são parte do dia a dia, corremos o risco de desenvolver o estresse patológico a longo prazo.

Sendo assim, todos devem desenvolver a capacidade de silenciar os pensamentos agitados e de perceber as próprias sensações corporais, assim como o seu padrão mental.

Portanto, existe uma razão simples que deve nos motivar a procurar o controle sobre o pensamento. Tal razão é a de que o controle pode nos levar a assumir uma postura mais ativa ao sermos afrontados pelas mais diversas situações do dia a dia.

Logo, ao conhecer esse dado, sabemos que estar mais atento e menos ansioso nos torna capaz de frear as atitudes reativas e impulsivas. Aliás, o treino de mindfulness também pode ajudar a desenvolver a habilidade de gestão de emoções.

Por meio da gestão das emoções é possível manter relações mais saudáveis com as pessoas que nos são queridas.  

Além do mais, saber controlar a própria concentração pode somar produtividade ao trabalho, dentro de qualquer área de atuação com que nos identifiquemos.

Portanto, são muitas as razões que justificam a importância de desenvolver o controle da própria mente. Saiba que estes e outros benefícios podem fazer parte da sua vida por meio da prática de mindfulness.

Como começar a praticar Mindfulness?

Em primeiro lugar, a prática se divide em duas grandes categorias principais, as espécies formais e informais de exercícios. Assim ensina o fundador do instituto Minfulness Brasil, PROF. DR. MARCELO DEMARZO.

1- Práticas formais

Quais os Benefícios do mindfulness?
Fonte: Portal Namu – Como começar a praticar Mindfulness?

As práticas formais são aquelas que fazem parte do grande grupo das meditações. Apesar disso, tenha em mente que nem toda meditação se considera prática de mindfulness.

Sabendo disso, fica fácil entender que a meditação é um gênero do qual faz parte a espécie mindfulness. A prática é classificada como formal por se tratar de uma atividade estruturada e contar com técnicas precisas.

7 passos importantes para seguir no Mindfulness

O que é Mindfulness e quais são os benefícios
Foto de Engin Akyurt no Pexels – O que é Mindfulness e quais são os benefícios
  1. Mantenha-se sentado ou deitado em um ambiente iluminado e calmo. Dessa forma, procure relaxar todo o corpo e os membros, mantendo a coluna ereta;
  2. Deixe os olhos relaxados, abertos ou fechados;
  3. De antemão, é muito importante ter um tempo fixo de prática. Para isso, ajuste um alarme ao término, a fim de que a prática não extrapole o tempo programado e não interfira nas outras atividades do seu dia;
  4. Observe sua mente, sem se culpar por não conseguir atingir um estado de silêncio pleno nas primeiras práticas. Deixe as ideias irem e virem livremente, porque elas CERTAMENTE virão;
  5. Não procure pelos pensamentos. Sempre que aparecem ideias capazes de te distrair, deixe-as ir embora;
  6. Retome a atenção à sua respiração quantas vezes forem necessárias;
  7. Por meio da prática, logo perceberá uma facilidade maior em se concentrar apenas na sua respiração durante alguns minutos. Assim, viva preciosos momentos de silêncio, sem pensar em mais nada.

A meditação em mindfulness requer muita dedicação. Por isso, saiba que ser constante na atividade é fundamental. Dessa forma, o tempo recomendado para que se possa perceber resultados benéficos é de 10 a 20 minutos diários.

De início, ocupe-se de observar o ritmo de chegada dos seus pensamentos à consciência. Assim, irá perceber que são muito agitados e trazem à tona preocupações com eventos futuros ou com eventos passados.

2- Práticas informais do Mindfulness

Como praticar o  Mindfulness
Fonte: Tato Coworking – Como praticar o Mindfulness

As práticas informais são aquelas realizadas durante atividades cotidianas. Nesse sentido, as práticas informais reúnem variadas atitudes intencionais, que garantem práticas diárias de mindfulness.  

Alguns exemplos são:

  • A atividade de caminhar mais atento aos elementos da natureza. A intenção é perceber com atenção tudo o que está à sua volta;
  • Fazer uma refeição contemplativa. Para tanto, procure saborear os alimentos devagar, atento aos aromas e texturas da sua refeição, pelo menos uma vez ao dia.

Por meio de apenas alguns minutos desses exercícios todos os dias, irá garantir momentos especiais de autocuidado.

Como praticar o  Mindfulness
Fonte: Blog Liv Up – Como praticar o Mindfulness

Conclusão sobre a prática do mindfulness

Nossa situação mental normal, em que estamos na maior parte do tempo é de desatenção e muito preocupada com o futuro.

A prática do mindfulness em seu dia-a-dia vem trazendo grandes resultados para uma mente atenta e equilibrada, consequentemente transmitindo outro poder de saúde para seu corpo

Saiba que estes pequenos gestos de autocuidado terão grandes reflexos ao longo de toda a vida. Ademais, é exatamente por não exigir nenhum pré-requisito, que o início das suas atividades de mindfulness devem começar o quanto antes!

Por isso, esteja em silêncio, viva os momentos presentes e aproveite os grandes benefícios de desenvolver uma mente atenta.

Se você gostou desse post, não deixe de escrever-nos um comentário e compartilhar!

Confira mais sobre saúde e bem estar em outros posts do blog!

FONTES: Marcelo Demarzo, Na prática, Personal.kent.edu, Dr. Marcelo Demarzo, Mente aberta Mindfulness Brasil

Letícia Duarte em blogbeyou
Meu nome é Letícia, tenho 20 anos e sou graduanda em Direito.
Vivo na cidade de Goiânia, muito embora já tenha vivido em quase uma dezena de cidades por todo o Brasil.
Cursei Direito na Universidade de Coimbra durante um ano, onde vi a paixão pela redação e pelo mundo jurídico crescerem.
Conto com certificação em técnicas de SEO, possuo fluência em inglês e suficiência em francês e espanhol.
Tenho por grandes encantamentos o mundo jurídico como todo, a prática esportiva, viagens e estilo de vida equilibrado, yoga e psicologia da autoimagem.
Letícia Duarte
Marcações:

Deixe um comentário