Pular para o conteúdo
Início » Óleo de coco: quais os benefícios para saúde vaginal?

Óleo de coco: quais os benefícios para saúde vaginal?

O óleo de coco é um dos principais aliados para higiene íntima. Confira quais os benefícios e como aplica-lo em sua rotina

Óleo de coco: quais os benefícios para saúde vaginal?
Foto: Reviewbox – benefícios do óleo de coco para saúde vaginal

Primeiramente, é importante destacar que o óleo de coco é conhecido por auxiliar no processo de emagrecimento, rejuvenescimento da pele e hidratação dos cabelos.

Mas ele também pode ser utilizado na saúde vaginal. Atualmente está sendo comentado a utilização do óleo de coco para higiene intima da mulher. Inclusive, é um produto que está presente na rotina de muitas pessoas, e agora, pode te auxiliar em outra função.

Segundo os ginecologistas, o óleo de coco tem em sua composição o ácido caprílico e o ácido láurico, que são potentes hidratantes naturais. Com isso, o óleo de coco pode ser utilizado como lubrificante, hidratante, para o controle do PH vaginal, antibacteriana e antifúngica.

Vamos conferir cada uma das funções para saúde vaginal e como utilizar. Confira!

1.Hidratação intima

O óleo de coco puro tem um PH ácido perfeito para a saúde da flora vaginal, nutrindo a região com delicadeza e sem irritar. Além do mais, ele também serve para mulheres na menopausa, já que causa uma desidratação na região vaginal.

O ideal é utilizar o óleo de coco extra virgem, que é 100% natural. Porém, no período de gravidez é normal que as mulheres se incomodem com o cheiro do coco. Dessa forma, é aconselhado usar o fracionado quando estiver no período de gestação.

Óleo de coco auxilia na lubrificação
Foto: Getty imagens – Auxilia na lubrificação

2. Lubrificação com óleo de coco

O óleo de coco é um produto natural, ao contrário dos lubrificantes tradicionais (à base de óleos minerais), por conta disso, é seguro e causa menos irritação que lubrificantes sintéticos. Ele também pode ser utilizado após a relação sexual caso a mulher perceba algum incômodo causado pelas mini fissuras.

Sobretudo, em caso de relação sexual o óleo de coco tem uma contraindicação. A aplicação não deve acontecer junto com o látex. Com isso, não pode passar quando for utilizar camisinha. O produto desgasta o látex e faz com que a camisinha perca sua eficácia.

3. Tratamento contra fungos e bactérias

Primeiramente, é importante destacar que o óleo de coco pode dificultar a instalação de bactérias patogênicas na região vulvo vaginal devido à presença do ácido láurico. Além de desacelerar o crescimento dos fungos devido à presença de ácidos graxos em sua composição.

Inclusive, esse processo é importante no tratamento da candidíase. Pois, essa doença ocorre quando há um crescimento excessivo de fungos de levedura dentro do seu intestino e acabam se movendo para a vagina. O desequilíbrio da flora causado por ele é muito comum, no entanto, afeta mais as mulheres.

Foto: Istoé – Passo a passo de como utilizar

4. Como aplicar o óleo de coco

De acordo com os ginecologistas, os estudos com o uso de óleo de coco ainda são de práticas clínicas, logo, não há dados sobre a periodicidade que o produto deve ser passado na região íntima da mulher. Mas de todo modo, os médicos auxiliaram na forma como deve ser utilizado. Confira o passo a passo:

3 Passos como utilizar o óleo de coco.

  • Primeiro passo: Coloque o óleo de coco em alguma cartela de comprimido vazia;
  • Segundo passo: Ponha no congelador;
  • Terceiro passo: Insira o comprimido congelado no canal vaginal.

É indicado que faça o processo após o banho. Lembrando, que é importante que tenha acompanhamento de uma ginecologista.

Enfim, gostou da matéria do dia? Ainda tem alguma dúvida?

Vem conferir mais uma matéria do Blog: Signo de leão – Saiba tudo sobre esse signo

Fontes: Doutor Tireoide, Minha Vida, Glamour e Dicas de Mulher

Luara Ariel em blogbeyou
Meu nome é Luara Ariel, tenho 24 anos, nasci em Goiânia. Sou uma taurina nata e adoro tudo que envolva comida kkkkk. Sou formada em Jornalismo e já trabalhei como repórter e também na redação on-line. Já participei da cobertura de alguns eventos como as eleiçõese copa do mundo. Atualmente sou corretora de imóveis. Amo tudo que envolva esporte, música e politica.