Pular para o conteúdo
Início » Pele acneica: 9 cuidados que são fundamentais para tratamento

Pele acneica: 9 cuidados que são fundamentais para tratamento

Saiba se você está cuidando corretamente da sua pele.

Descubra também cuidados essenciais que é preciso ter na hora de cuidar da pele acneica.

menina com pele acneica espremendo acne
Fonte: Adcos – 9 Cuidados para quem tem pele acneica

Geralmente quem tem pele acneica vive uma luta constante. Isso, porque manter o controle das espinhas não é fácil. Principalmente, para quem já tem tendência a desenvolvê-las. Elas também podem deixar manchas se não forem tratadas.

Por isso, é de extrema importância que você conheça mais para realizar o tratamento correto.

A pele acneica tem textura e exige cuidados diferentes. Isso porque, apresenta excesso de brilho. Confira a seguir tudo sobre o assunto. Aprenda também dicas importantes para cuidar desse tipo de pele.

O que é uma Pele Acneica?

pele acneica mais de perto
Fonte: Lumina Laser – O que é uma Pele Acneica?

De acordo com especialistas, a pele acneica é quando apresenta tendência a cravos e espinhas. Ou seja, isso ocorre devido a uma disfunção das glândulas sebáceas. Elas acabam por obstruir os poros e causando inflamações frequentes na pele. O diagnóstico é feito por médicos dermatologistas.

Uma das características que se apresentam nessa situação é a pele ser mais oleosa. Principalmente na zona T do rosto (testa, nariz e queixo).

Durante o verão geralmente é quando a situação mais se agrava. No entanto, em casos raros, apresentam-se também em peles secas. Porém nesses casos o tratamento é mais desafiador.

Outra característica também é que geralmente a pele acneica apresenta textura espessa. A acne pode surgir em qualquer fase da nossa vida, mas é muito comum na adolescência.

4 Características de uma pele com propensão a acne

Características de uma pele com propensão a acne
Fonte: Ateliê da Bruna

Cada pele tem uma característica sua. No entanto, a pele acneica pode apresentar alguns aspectos em específico. A seguir, confira-os:

1- Presença de cravos

Geralmente eles aparecem com frequência no rosto. E segundo dermatologistas, eles podem ser abertos (cravos pretos) ou fechados (cravos brancos).

2- Lesões inflamatórias

Essas são as elevações que a pele apresenta, com ou sem pus. Ou seja, nódulos e cistos também são lesões.

3- Poros dilatados

O aumento dos poros se da pela alta produção sebácea. Ou seja, o acumulo de gordura na pele acaba aumentando o tamanho dos poros. Principalmente na zona T (testa, nariz e queixo).

4- Pele mista ou oleosa

Geralmente, a pele acneica apresenta textura oleosa em excesso. Justamente por conta da disfunção da glândula sebácea. Isso acaba colaborando para o surgimento de cravos e espinhas.

Apesar de haver características comuns, é necessário consultar-se com um profissional. Por isso, se possível procure um dermatologista para um melhor diagnóstico.

Fatores de risco da pele com acneica

mulher com a mão no rosto
Fonte: Rio Arte Dermatologia e Estética
  • A Puberdade (por conta do aumento de níveis dos hormônios sexuais);
  • Período de menstruação (também devido a variação hormonal);
  • Síndrome de ovários policísticos ;
  • Estresse crônico;
  • Distúrbios de tireoide;
  • Exposição exagerada ao sol;
  • Pele oleosa;
  • Predisposição genética;
  • Transpiração em excesso;
  • Uso de cremes faciais inadequados

Por que é importante criar uma rotina de cuidados?

A rotina de cuidados é a melhor maneira de prevenir os incômodos característicos da pele acneica. Com o uso dos dermocosméticos corretos, é possível fazer um controle das glândulas sebáceas. Assim como o controle de bactérias, diminuição dos poros dilatados. Como também redução de acnes.

Principais cuidados para quem tem a pele com acneica:

Principais cuidados para quem tem a pele com acneica
Fonte: Isto É – Principais cuidados para quem tem a pele com acneica

1- Pela manhã

  1. Primeiro passo, lave o rosto com um gel de limpeza próprio para pele oleosa. Porém se sua pele for sensível esteja atenta e busque um gel que não irrite a pele;
  2. Depois, aplique vitamina C com ativos que ajudem no controle de oleosidade. Como por exemplo o ácido salicílico. Um detalhe importante é que a vitamina precisa ser de rápida absorção;
  3. Por último, use um protetor solar facial com FPS 30 ou acima. Atente-se para que o protetor tenha toque seco e tecnologia de controle de oleosidade.
  4. Prontinho, agora sua pele está pronta para receber a make do dia!

2- Pela tarde

  1. Reaplique o protetor solar, assim você mantém a eficácia do produto. Além de deixar a pele protegida;
  2. Aplique também um spray antioleosidade, para controlar o brilho no rosto. Dessa maneira, você mantém a pele sequinha e saudável até o final do dia.

3- Pela noite

  1. Hora de retirar a make que você ficou o dia todo. Use a solução micelar para retirar todas as impurezas do seu rosto. Em seguida, aplique um sérum que ajuda no controle de oleosidade, e previna as acnes. Opte por produtos multibenefícos, como por exemplo que tenham efeito anti-idade.
  2. Por fim, aplique um hidratante afim de repor nutrientes.

9 cuidados que são essenciais com a pele acneica

9 cuidados que são essenciais com a pele acneica
Fonte: UauBlog

1 – Não use produtos que ressequem a pele

Acredita-se que a sensação de toque seco é a certa para o controle de acnes. Porém o efeito é ao contrário. Já que, com a pele extremamente seca, o organismo entende que precisa produzir mais oleosidade. Assim gera o famoso “reverse”.

2- Higienize a pele corretamente

Por conta da disfunção da glândula sebácea, a higienização da pele deve ser feito de forma cuidadosa. Esse cuidado evita infecções e inflamações. Profissionais aconselham que é preciso abandonar métodos como esfoliantes, adstringentes e tônicos. Ou seja, tudo que deixe a pele irritada.

3- Hidrate a pele

Essa dica é polêmica. Não tenham medo de hidratar a pele. Afinal pele oleosa e pele hidratada são conceitos diferentes. Com a pele hidratada o nosso corpo entende que não precisa produzir tanto sebo. E acredite com a hidratação adequada podemos melhorar até o excesso de oleosidade.

4- Use protetor solar

O protetor solar é essencial para evitar manchas na pele. Além de também proteger contra o câncer de pele e prevenir rugas. Escolha um protetor de textura mais leve, com efeito antioleosidade.

5 – Não esprema cravos e espinhas

mulher espremendo espinhas e cravos
Fonte: Quero Viver Bem

Uma das principais dicas é essa. Pois quando esprememos a espinha ou o cravo corremos o risco de machucar a pele. Dessa forma, pode acabar gerando manchas e cicatrizes. Em outros casos, podem agravar e gerar infecções bacterianas. Opte por usar maquiagem para cobrir, mas não cutuque.

6- Receitas caseiras não tem o mesmo efeito que dermocosméticos

Essas receitas não costumam atingir camadas mais profundas da pele. Isso porque não possuem ativos farmacológicos e nem tecnologia necessária. Por isso, se liga e não ache que o tratamento certo são essas receitas. Busque acompanhamento com um profissional, sua acne não vai melhorar sozinha.

7- Cada pele é uma pele

Como já mostramos anteriormente, cada pessoa tem suas características individuais. Por causa disso, cada pele necessita de um tipo de nutrientes e substâncias em específico. Então, não adianta fazer o mesmo tratamento que sua amiga se a pele de vocês forem diferentes.

8- Vá ao dermatologista

Não é porque você conhece sua pele que a forma que você cuida dela é correta. Busque um dermatologista, ele é especialista e vai indicar o melhor tratamento. E isso, de acordo com a sua pele, com as acnes e lesões que você apresenta.

Pare de gastar dinheiro atoa com produtos que não serão tão assertivos. Faça o tratamento indicado e tenha uma pele mais saudável.

9- Tenha uma rotina de cuidados

A peça chave de um tratamento e prevenção são os cuidados. Então não adianta nada você querer melhorar a pele e não realizar nada. Já passamos anteriormente dicas básicas para seguir. São dicas simples, mas que fazem a diferença.

Não esqueça, o melhor tratamento é o seu cuidado e amor próprio com você. Por isso, se você leu nossa matéria e achou válida nossas dicas segue direitinho e compartilha com a sua miga que precisa saber também.

Leia também Dermaplaning – O que é e pra que serve?

Fonte: Dicas de Mulher, Veja Saúde, Derma Club

Ingrid De Carvalho em blogbeyou
Ingrid Carvalho, tenho 24 anos, sou formada em jornalismo pela PUC-GO. No entanto, concidentemente o destino quis que eu fosse social media. Então de redatora de agência passei a ser social media. Fiz especialização pelo IPOG e diversas mentorias online. Gosto de signos, acredito que em toda história tem verdade. Desconfiada, curiosa e empolgada, amo escrever e amo me conectar com as pessoas. Meninas, mulheres são meu público preferido assim como os jovens. Sou muito determinada e sonhadora, acredito que um dia vou estar em New York com meu expresso lendo meu jornal diário enquanto administro meus negócios. Amo sonhar grande. Prazer, Ingrid.