Pular para o conteúdo
Início » Receitas fitness: 21 ideias de receitas rápidas e práticas

Receitas fitness: 21 ideias de receitas rápidas e práticas

Receitas fitness bem rapidinhas e sem complicações. Vamos provar pra você que ser saudável é uma escolha e você pode fazê-la sempre.

Receitas fitness rápidas para almoço e janta - 21 ideias para emagrecer
Fonte: Dicas de mulher – Receitas fitness 21 ideias de receitas para emagrecer com saúde

Você irá aprender agora 21 Receitas fitness! Então, se você quer emagrecer e precisa de opções que sejam descomplicadas, essa leitura é pra você. Basicamente, trouxemos 21 dicas de receitas fitness rápidas para almoço, janta, lanches e afins. Elas são simples e, sobretudo deliciosas.

Mas antes de tudo, entenda: não estamos ditando nenhum tipo de padrão de beleza. Muito menos estético, acreditamos que você é linda do jeito que é.

Nós aqui defendemos a alimentação saudável que vai trazer inúmeros benefícios pro seu corpo. E como consequência pode sim que aconteça a perca de peso. Por isso, tenha em mente: não vamos fazer milagre nessa reportagem. Nosso intuito é despertar sua consciência para um estilo de vida leve e saudável.

Afinal, quer prova maior de amor do que o de amar a si mesma?! Cuidar da saúde não é fácil, mas aqui a gente torna menos maçante com receitas fitness que são bem gostosas! Pois não sei se você sabe mas ser fitness não é comer só coisas ruins e sem graça.

Mas antes vamos explicar pra você por que comer bem, fazer reeducação alimentar é preciso. Além de explicar os benefícios que esses hábitos trazem pra sua vida.

Comer de forma saudável pra quê?

Comer bem é importante para o nosso organismo porque a comida fornece os nutrientes que nosso corpo precisa para funcionar corretamente. Nesses nutrientes incluem carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas como também minerais.

Os carboidratos fornecem energia para o nosso corpo. Enquanto as proteínas são necessárias para construir e reparar os tecidos. Dessa forma, as gorduras ajudam a proteger os órgãos e a fornecer energia de longo prazo. Já as vitaminas e os minerais são necessários para uma variedade de funções corporais, desde a produção de glóbulos vermelhos até o fortalecimento do sistema imunológico.

Se não consumimos uma dieta equilibrada, rica em nutrientes, pode haver basicamente consequências negativas para a saúde. Por exemplo, deficiências de vitaminas e minerais podem levar a problemas de saúde como anemia, fraqueza muscular, problemas de visão. E até mesmo doenças graves como o escorbuto.

Além disso, uma dieta pouco saudável pode levar a um aumento de peso e problemas de saúde associados, como diabetes, doenças cardíacas e hipertensão. Por isso, é importante comer uma variedade de alimentos saudáveis para garantir que nosso corpo receba todos os nutrientes necessários para funcionar corretamente.

Conheça o processo de reeducação alimentar

A reeducação alimentar é um processo gradual e, sobretudo, individualizado que busca mudanças nos hábitos alimentares de uma pessoa. Ela vai consistir em você aprender a escolher alimentos mais saudáveis e equilibrados. Além de adotar uma alimentação variada e adequada às necessidades nutricionais exclusivas do seu corpo

O primeiro passo da reeducação alimentar, é avaliar os hábitos alimentares atuais e identificar os pontos que precisam ser melhorados. A partir disso, pode-se criar um plano alimentar personalizado que leve em consideração as suas preferências, rotina e condições.

Durante o processo é fundamental aprender a controlar as porções, evitar alimentos ultraprocessados e ricos em açúcares como também gorduras saturadas. E sobretudo aumentar o consumo de frutas, legumes, verduras, cereais integrais e proteínas magras. Além disso, é importante beber bastante água e praticar atividades físicas regularmente.

A reeducação alimentar não é uma dieta restritiva e temporária, mas sim um estilo de vida saudável e sustentável a longo prazo. Com o tempo, você vai aprendendo a fazer escolhas mais conscientes e saudáveis, e isso se torna uma parte natural do seu dia a dia.

Agora que você entendeu como funciona todo o processo para ter uma alimentação bacana. Confira as receitas fitness rápidas e práticas que você irá escolher sempre quando se alimentar (estamos de olho agora mocinha) pelo bem da sua saúde.

Fonte: A lavoura

Vamos as dicas de receitas fitness

Aqui você encontrará as receitas saudáveis campeãs em agilidade, com custos acessíveis, com uma pequena lista de ingredientes, próprias para cada refeição do dia. E, além do mais, adequadas para uma rotina corrida.

Vale destacar que tudo isso é possível, ganhando muito em nutrição e o melhor sem gastar rios de dinheiro e, menos ainda, perder tempo na cozinha.

Para fechar com chave de ouro, o final do post contará com uma receitinha fitness especial e mais uma sobremesa bônus, que com certeza irá surpreender quem você ama!

21 receitas fitness rápidas para almoço e janta!

Receitas fitness rápidas para almoço e janta - 21 ideias para emagrecer
Foto de Gary Barnes no PexelsReceitas fitness rápidas para almoço e janta – 21 ideias para emagrecer

Via de regra, quem busca uma adaptação no estilo de alimentação e, de quebra, alguns quilos a menos na balança, seja para si ou para a família, têm dúvidas muito comuns:  

O que eu posso comer de saudável e rápido no café da manhã? Ou ainda, qual é a melhor opção de almoço para emagrecer? E, é claro, o que comer de mais saudável no jantar?

Então, se você já se fez essas perguntas, confira nossas sugestões de receitas saudáveis e proteicas, e encaixe-as em cada uma das refeições do dia!

Receitas fitness para o café da manhã

Receitas fitness rápidas para almoço e janta - 21 ideias para emagrecer
Foto de Daniela Constantini no Pexels

Receitas fitness rápidas para almoço e janta

1. Crepioca

A crepioca é uma mistura de goma de tapioca com ovos, super prática e que, ademais, conta com poucos ingredientes, além de poder levar como recheio as mais diversas opções.

Com certeza, umas das melhores opções de café da manhã, em razão do alto índice de proteínas e do baixo teor calórico. Além de tudo, é uma delícia!

Na crepioca você pode colocar o recheio que quiser, é como uma panqueca e sua criatividade não é limitada.

2.  Bolo de amêndoas e cacau

Sobretudo, para quem busca riqueza de sabor combinada com uma opção doce para o café da manhã, essa receita é ideal. De modo geral, a receita conta com ingredientes nutritivos e um preparo muito simples.

Inclusive, esse bolo é feito no micro-ondas e fica pronto em pouquíssimos minutos.

3. Pão de micro-ondas

Essa receita é uma opção muito prática, sendo, aliás, perfeita quem não quer abrir mão de um pãozinho pela manhã.

Assim, é ideal para preparar um sanduíche, além de se mostrar uma opção muito versátil, rápida e que, além de tudo conta com ingredientes pouquíssimos calóricos. Além de tudo, o sabor é surpreendente, por isso, vale tentar.

4. Omelete

A omelete é um prato clássico da culinária francesa. No entanto, foi tão bem adaptado para o dia a dia do brasileiro, que provavelmente nunca mais irá abandonar o posto das nossas opções preferidas de café de manhã. Especialmente quando o assunto é saúde e praticidade.

Por tudo isso, nesta versão light da omelete, eu recomento o preparo sem óleo e com uma quantidade maior de claras do que de gemas na mistura.

5. Torrada com Ovos Mexidos e Abacate

De modo geral, essa é com certeza uma das mais práticas e rápidas opções de receita para a primeira refeição do dia.

Sobretudo, aqui, os ovos mexidos vão garantir a dose de proteína ideal para a sua manhã e as torradas (sugiro a versão integral) complementam o lanche. Assim, está garantida saciedade e o sabor surpreendente.

Por fim, complemente a refeição com uma fruta, um iogurte natural e um café. Enfim, agora sim, tudo pronto para começar o dia com muita nutrição!

Receitas fitness para o almoço

Receitas fitness 21 ideias de receitas para emagrecer com saúde
Foto de Dmitriy Ganin no Pexels

6. Berinjela recheada

A beringela recheada é uma receita muito saborosa e simples de fazer, que, além do mais, conta com pouquíssimos ingredientes (sendo todos eles baratinhos).

Inclusive, para preparar, basta colocar carne moída na berinjela e deixar alguns minutos no forno. Logo após, ela já estará pronta para servir.

Sobretudo, é uma opção de refeição completa, muito nutritiva, proteica e saborosa. Que pode, portanto, fazer parte da sua alimentação cotidiana.

Além do mais, arrisco dizer a quem não é grande fã da berinjela, que vale a pena experimentar, porque com certeza você vai se encantar!

7. Macarrão integral caprese

Essa receita é, sem dúvidas, uma das campeãs em praticidade.

Afinal, ela conta com uma lista de ingredientes pequena e de preparo muito simples. Além do mais, essa receita com certeza vai te conquistar pelo sabor e leveza.

Toda a receita é garantida com o macarrão integral, combinado com tomatinho cereja, muçarela de búfala e manjericão… Uma combinação clássica, saudável e que não tem como dar errado!

8. Frango xadrez

Primeiramente, esse é um prato oriental que foi adotado pela alimentação ocidental pela riqueza de cores, sabor apaixonante e textura muito especial.

Sabendo disso, o frango xadrez é um prato de preparo simples, conta com um molho a base de shoyu e legumes.

Portanto, saudável por natureza, conta com alto valor proteico e combina muito bem com acompanhamentos parte do nosso dia a dia, o arroz branquinho ou um macarrão integral.

9. Lombinho assado

O lombo é uma das poucas opções de carne suína magra e, por ser também uma carne barata, pode fazer parte da sua alimentação cotidiana.

De antemão, essa receita ensina a prepará-lo de uma maneira muito simples e cheia de sabor. Além do mais, leva pimenta do reino e vai ao forno. É por isso que a preparação desse lombo é rápida e tem sabor surpreendente.

10. Atum com crosta de quinoa

Essa receita traz uma opção muito prática de proteína para incrementar a principal refeição do dia.

Isso porque, aqui, as fatias de atum são envolvidas em um mix de quinoa e grãos e o peixe é selado.

Trata-se de uma opção de receita fresca, nutritiva e muito rápida para preparar no almoço. Além de tudo, o atum pode ser trocado pelo peixe que mais gostar. Mesmo assim, a receita vai continuar deliciosa e um charme, com a cara do verão.

Receitas fitness para o lanche

Se alimente melhor com 21 receitas fitness
Fonte: De bem com a comida – Se alimente melhor com 21 receitas fitness

11. Minibruschetta

O apaixonante prato de entrada clássico foi adaptado para uma versão menos calórica nessa receita que vai te encantar, sem perder nada em sabor e praticidade.

Para tanto, conta com o manjericão marcante, torradinhas integrais, tomates cozidos e por fim, um toque azeite.

12. Guacamole

Essa receita mexicana a base de abacate encanta pessoas ao redor do mundo, pelo sabor único, ingredientes ricos e frescor característico. Aqui, o abacate amassado leva sal, limão e mais alguns toques especiais.

Para finalizar, combine com torradas e sirva numa entrada ou lanche e se delicie com essa refeição muito saudável e deliciosa.

13. Chips de batata-doce

A batata doce é uma grande aliada das dietas, porque é muito nutritiva, composta por carboidratos complexos e rica em fibras. Nesta receita, você aprende a prepará-la de uma maneira nova, muito simples e deliciosa!

Além de tudo, os chips de batata ficam prontos em alguns minutos, ficam muito crocantes e são perfeitos para qualquer lanche.

14. Pipoca

Essa receita de pipoca ensina uma maneira inovadora, contudo, super prática de fazer pipoca sem óleo, apenas com água.

Para tanto, o milho estoura no micro-ondas e em poucos minutos a pipoca está pronta. Essa é uma opção de lanche muito versátil, repleta de fibras e muito menos calórica do que a pipoca de panela convencional.

Vale a pena tentar!

15. Barrinha de proteína

As barrinhas de proteína são opções de refeições proteicas perfeitas para qualquer momento do dia. Mas, infelizmente, as opções industrializadas têm preços pouco acessíveis. Por esse motivo o acesso dessas delícias na nossa alimentação cotidiana é dificultado.

Além do mais, as barrinhas proteicas do mercado contam com doses muito altas de adoçantes e conservantes, somadas a uma lista de ingredientes pouco “limpa”. Por tudo isso devem ser consumidos com moderação.

Entretanto, essa receita traz uma solução para contar com as barrinhas de proteína nos lanches da manhã ou da tarde. Portanto, essa é uma refeição proteica deliciosa, muito prática, caseira e que sem dúvidas vai te salvar da vontade de doces!

16. Brigadeiro de biomassa

Primeiramente, vale destacar que a biomassa é um ingrediente versátil, muito nutritivo e pouco calórico, por isso, já foi incorporada à alimentação da comunidade vegana.

Portanto, se você não resiste a um docinho durante a tarde, não pode deixar de testar essa opção de lanche docinho a base de biomassa.

Além de tudo, é muito saboroso e prático e não perde (tanto) pro brigadeiro tradicional que a gente ama!

Receitas fitness para o jantar

Grandes benefícios com receitas fitness
Fonte: Dicas de mulher – Grandes benefícios com receitas fitness

17. Creme de cenoura

De modo geral, essa receita de creme de cenoura com gengibre é uma das melhores pedidas para um jantar. Afinal, é uma receita leve e nutritiva, além de versátil, já que pode ser consumida quente ou fria, no dia seguinte ou em algum lanche.

Além do mais, essa refeição tem o potencial de acelerar o metabolismo, por causa das propriedades termogênicas do gengibre.

Ademais, também conta com baixo valor de carboidratos e pode ser combinada com uma carne da sua preferência, frango ou mesmo soja texturizada, para um aumento na ingestão de proteínas.

18. Pizza

Se você pensa que não é possível emagrecer comendo pizza, vai mudar de ideia depois de conhecer essa receita deliciosa e surpreendente.

Para tanto, a receita ensina uma massa feita a base de couve-flor ou brócolis, que conta com baixo teor de carboidratos, além de contar com recheio super proteico!

19. Panqueca nutritiva

A panqueca é uma das opções de refeições mais práticas para preparar durante o seu dia a dia. Até porque, ela conta com ingredientes simples e um preparo rápido.

Aliás, uma das vantagens da panqueca é a versatilidade de recheio, que pode levar o seu tipo preferido de proteína.

20. Almôndega

Sobretudo, essa é uma opção de proteína magra para acrescentar em suas refeições, por ser muito versátil.

Aliás, uma das maiores vantagens é que você pode congelar e preparar sempre que desejar, dentro de pouquíssimo tempo.

Além de tudo, conta com fibras e muito sabor e combina com qualquer tipo de acompanhamento.

Por fim, uma sugestão é combiná-la com um molho de tomate saboroso e arroz integral no jantar.

21. Torta de tapioca com ricota e espinafre

Essa receita, de preparo pouco complexo, surpreende em textura, sabor e leveza. Além disso, é muito dinâmica e pode fazer parte de qualquer refeição do dia.

Posto que conta com ingredientes baratos, é uma opção perfeita para fugir da rotina de alimentação sem exagerar nas calorias.

Bônus delicioso para a sua sobremesa

receitas fitness - Refeições que emagrecem
Fonte: Comida e receitas – receitas fitness – Refeições que emagrecem

1- Camarão na moranga

A receita bônus é um clássico da culinária litorânea do Brasil e encanta aos mais diversos paladares pelo sabor inconfundível e técnica simples.

Adaptou-se a versão tradicional nessa receita para uma versão light. Dessa forma, conta com ingredientes menos calóricos, que, contudo, não perdem nada em sabor.

Portanto, sugiro a receita para ocasiões especiais, quando quiser surpreender quem você ama.

Por isso, vale a pena tentar executar essa receita superespecial e saborosa, mega nutritiva e sem extrapolar nas calorias.

2- Torta de maçã com canela

A verdade é que ninguém resiste a uma sobremesa linda saborosa em ocasiões especiais. É por esse motivo que essa torta de maçã compõe a nossa lista.

Já que, como se não fosse suficiente, a torta conta com opções de ingredientes mais saudáveis, o que a torna menos calórica.

Por tudo isso, é simplesmente perfeita! Assim, garanto que irá surpreender quem você ama com essa sugestão de sobremesa apaixonante!

Ei, psiu! Você que quer perder uns Kgs

Receitas fitness - Perdendo medidas na cintura
Fonte: Paula Tostes – Receitas fitness – Perdendo medidas na cintura

Sobretudo, não se esqueça que o emagrecimento é resultado do que se chama “déficit calórico”, e isto significa, simplesmente, ingerir menos energia do que se gasta.

Com isso, você só atinge o déficit calórico satisfatório por meio de uma mudança de estilo de vida, em termos de alimentação.

Dessa forma, é importante ter em mente que as receitas fitness citadas anteriormente são grandes aliadas na hora de perder peso. Isso porque elas são soluções de refeições saborosas e pouco calóricas.

Além do mais, contam com ingredientes de alta qualidade nutricional e altos índices de proteína, o que é essencial na busca por perda de peso.

No entanto, as receitas fitness por si só não trazem o emagrecimento tão desejado. Ou seja, você precisa movimentar seu corpo, busque por esporte ou atividades físicas da sua preferência.

Receitas fitness + prática de exercícios físicos

Receitas fitness - Aliando ao seu esporte
Foto de The Lazy Artist Gallery no Pexels – Receitas fitness – Aliando ao seu esporte

É fundamental associar às refeições balanceadas sobretudo a prática de exercícios físicos, que devem ser feitas com certa constância.

Por isso, movimente-se! Fato é que é possível atingir o déficit calórico mesmo ingerindo grandes quantidades de comida. Contudo, só é possível se o seu corpo gastar energia satisfatoriamente, por meio da prática de exercícios físicos.

Dessa forma, é necessário fortalecer o corpo, para que o emagrecimento seja feito com saúde e equilíbrio. Acredite, para emagrecer de maneira saudável, é muito importante garantir boas noites de sono e alta ingestão de água.

Tome por parâmetro de ingestão de água a média de 35ml por quilo corporal, ao dia. Inclusive, não se esqueça que os outros líquidos, como sucos, chás ou café não podem substituir a água.

Sabendo de tudo isso, o processo de emagrecimento tem muito mais chances de dar certo. Quem aí está pronta para virar a página e ter um novo estilo de vida? Comenta aqui se você vai pegar esse desafio.

Gostou desse post? Então não deixe de escrever-nos um comentário e compartilhar com quem precisa conhecer essas dicas!

Ah, e claro, continue com a gente para conferir outros posts sobre saúde e bem-estar:

Fontes: Conquiste a sua vida, Tua saúde, BVMS, Pubmed, Receitaria

Letícia Duarte em blogbeyou
Meu nome é Letícia, tenho 20 anos e sou graduanda em Direito.
Vivo na cidade de Goiânia, muito embora já tenha vivido em quase uma dezena de cidades por todo o Brasil.
Cursei Direito na Universidade de Coimbra durante um ano, onde vi a paixão pela redação e pelo mundo jurídico crescerem.
Conto com certificação em técnicas de SEO, possuo fluência em inglês e suficiência em francês e espanhol.
Tenho por grandes encantamentos o mundo jurídico como todo, a prática esportiva, viagens e estilo de vida equilibrado, yoga e psicologia da autoimagem.