Pular para o conteúdo
Início » Receitas fitness rápidas para almoço e janta – 21 ideias para emagrecer

Receitas fitness rápidas para almoço e janta – 21 ideias para emagrecer

Receitas fitness rápidas para almoço e janta para se inspirar, além de dicas sobre emagrecimento, provando que não é difícil emagrecer

Receitas fitness rápidas para almoço e janta - 21 ideias para emagrecer
Fonte: Dicas de mulher – Receitas fitness 21 ideias de receitas para emagrecer com saúde

Se você, assim como, quer emagrecer e procura receitas fitness rápidas para almoço e janta simples e deliciosas por todo lado, daquelas que agregam saúde à sua alimentação do dia a dia, sem tomar muito do seu tempo, você está no lugar certo!!

Sabendo disso, aqui vão 21 receitas fitness saborosas e super práticas. Inclusive, elas são recomendadas para quem deseja emagrecer – ou mesmo ganhar massa muscular – sem perder nada em saúde!

Aqui você encontrará as receitas saudáveis campeãs em agilidade, com custos acessíveis, com uma pequena lista de ingredientes, próprias para cada refeição do dia. E, além do mais, adequadas para uma rotina corrida.

Vale destacar que tudo isso é possível, ganhando muito em nutrição e o melhor sem gastar rios de dinheiro e, menos ainda, perder tempo na cozinha.

Afinal, já é raro encontrar quem tem todo o tempo do mundo pra gastar, concorda?

Para fechar com chave de ouro, o final do post contará com uma receitinha fitness especial e mais uma sobremesa bônus, que com certeza irá surpreender quem você ama!

Além de tudo, te contaremos dicas valiosas para atingir o emagrecimento definitivo. Por isso, leia até o final e confira!

Então, vamos a elas:

21 receitas fitness rápidas para almoço e janta!

Receitas fitness rápidas para almoço e janta - 21 ideias para emagrecer
Foto de Gary Barnes no Pexels – Receitas fitness rápidas para almoço e janta – 21 ideias para emagrecer

Via de regra, quem busca uma adaptação no estilo de alimentação e, de quebra, alguns quilos a menos na balança, seja para si ou para a família, têm dúvidas muito comuns:  

O que eu posso comer de saudável e rápido no café da manhã? Ou ainda, qual é a melhor opção de almoço para emagrecer? E, é claro, o que comer de mais saudável no jantar?

Então, se você já se fez essas perguntas, confira nossas sugestões de receitas saudáveis e proteicas, e encaixe-as em cada uma das refeições do dia!

Receitas fitness para o café da manhã

Receitas fitness rápidas para almoço e janta - 21 ideias para emagrecer
Foto de Daniela Constantini no Pexels

Receitas fitness rápidas para almoço e janta

1.Crepioca

A crepioca é uma mistura de goma de tapioca com ovos, super prática e que, ademais, conta com poucos ingredientes, além de poder levar como recheio as mais diversas opções.

Com certeza, umas das melhores opções de café da manhã, em razão do alto índice de proteínas e do baixo teor calórico. Além de tudo, é uma delícia!

2.  Bolo de amêndoas e cacau

Sobretudo, para quem busca riqueza de sabor combinada com uma opção doce para o café da manhã, essa receita é ideal. De modo geral, a receita conta com ingredientes nutritivos e um preparo muito simples.

Inclusive, esse bolo é feito no micro-ondas e fica pronto em pouquíssimos minutos.

3. Pão de micro-ondas

Essa receita é uma opção muito prática, sendo, aliás, perfeita quem não quer abrir mão de um pãozinho pela manhã.

Assim, é ideal para preparar um sanduíche, além de se mostrar uma opção muito versátil, rápida e que, além de tudo conta com ingredientes pouquíssimos calóricos. Além de tudo, o sabor é surpreendente, por isso, vale tentar.

4. Omelete

A omelete é um prato clássico da culinária francesa. No entanto, foi tão bem adaptado para o dia a dia do brasileiro, que provavelmente nunca mais irá abandonar o posto das nossas opções preferidas de café de manhã. Especialmente quando o assunto é saúde e praticidade.

Por tudo isso, nesta versão light da omelete, eu recomento o preparo sem óleo e com uma quantidade maior de claras do que de gemas na mistura.

5. Torrada com Ovos Mexidos e Abacate

De modo geral, essa é com certeza uma das mais práticas e rápidas opções de receita para a primeira refeição do dia.

Sobretudo, aqui, os ovos mexidos vão garantir a dose de proteína ideal para a sua manhã e as torradas (sugiro a versão integral) complementam o lanche. Assim, está garantida saciedade e o sabor surpreendente.

Por fim, complemente a refeição com uma fruta, um iogurte natural e um café. Enfim, agora sim, tudo pronto para começar o dia com muita nutrição!

Receitas fitness para o almoço

Receitas fitness 21 ideias de receitas para emagrecer com saúde
Foto de Dmitriy Ganin no Pexels

6. Berinjela recheada

A beringela recheada é uma receita muito saborosa e simples de fazer, que, além do mais, conta com pouquíssimos ingredientes (sendo todos eles baratinhos).

Inclusive, para preparar, basta colocar carne moída na berinjela e deixar alguns minutos no forno. Logo após, ela já estará pronta para servir.

Sobretudo, é uma opção de refeição completa, muito nutritiva, proteica e saborosa. Que pode, portanto, fazer parte da sua alimentação cotidiana.

Além do mais, arrisco dizer a quem não é grande fã da berinjela, que vale a pena experimentar, porque com certeza você vai se encantar!

7. Macarrão integral caprese

Essa receita é, sem dúvidas, uma das campeãs em praticidade.

Afinal, ela conta com uma lista de ingredientes pequena e de preparo muito simples. Além do mais, essa receita com certeza vai te conquistar pelo sabor e leveza.

Toda a receita é garantida com o macarrão integral, combinado com tomatinho cereja, muçarela de búfala e manjericão… Uma combinação clássica, saudável e que não tem como dar errado!

8. Frango xadrez

Primeiramente, esse é um prato oriental que foi adotado pela alimentação ocidental pela riqueza de cores, sabor apaixonante e textura muito especial.

Sabendo disso, o frango xadrez é um prato de preparo simples, conta com um molho a base de shoyu e legumes.

Portanto, saudável por natureza, conta com alto valor proteico e combina muito bem com acompanhamentos parte do nosso dia a dia, o arroz branquinho ou um macarrão integral.

9. Lombinho assado

O lombo é uma das poucas opções de carne suína magra e, por ser também uma carne barata, pode fazer parte da sua alimentação cotidiana.

De antemão, essa receita ensina a prepará-lo de uma maneira muito simples e cheia de sabor. Além do mais, leva pimenta do reino e vai ao forno. É por isso que a preparação desse lombo é rápida e tem sabor surpreendente.

10. Atum com crosta de quinoa

Essa receita traz uma opção muito prática de proteína para incrementar a principal refeição do dia.

Isso porque, aqui, as fatias de atum são envolvidas em um mix de quinoa e grãos e o peixe é selado.

Trata-se de uma opção de receita fresca, nutritiva e muito rápida para preparar no almoço. Além de tudo, o atum pode ser trocado pelo peixe que mais gostar. Mesmo assim, a receita vai continuar deliciosa e um charme, com a cara do verão.

Receitas fitness para o lanche

Se alimente melhor com 21 receitas fitness
Fonte: De bem com a comida – Se alimente melhor com 21 receitas fitness

11. Minibruschetta

O apaixonante prato de entrada clássico foi adaptado para uma versão menos calórica nessa receita que vai te encantar, sem perder nada em sabor e praticidade.

Para tanto, conta com o manjericão marcante, torradinhas integrais, tomates cozidos e por fim, um toque azeite.

12. Guacamole

Essa receita mexicana a base de abacate encanta pessoas ao redor do mundo, pelo sabor único, ingredientes ricos e frescor característico. Aqui, o abacate amassado leva sal, limão e mais alguns toques especiais.

Para finalizar, combine com torradas e sirva numa entrada ou lanche e se delicie com essa refeição muito saudável e deliciosa.

13. Chips de batata-doce

A batata doce é uma grande aliada das dietas, porque é muito nutritiva, composta por carboidratos complexos e rica em fibras. Nesta receita, você aprende a prepará-la de uma maneira nova, muito simples e deliciosa!

Além de tudo, os chips de batata ficam prontos em alguns minutos, ficam muito crocantes e são perfeitos para qualquer lanche.

14. Pipoca

Essa receita de pipoca ensina uma maneira inovadora, contudo, super prática de fazer pipoca sem óleo, apenas com água.

Para tanto, o milho estoura no micro-ondas e em poucos minutos a pipoca está pronta. Essa é uma opção de lanche muito versátil, repleta de fibras e muito menos calórica do que a pipoca de panela convencional.

Vale a pena tentar!

15. Barrinha de proteína

As barrinhas de proteína são opções de refeições proteicas perfeitas para qualquer momento do dia. Mas, infelizmente, as opções industrializadas têm preços pouco acessíveis. Por esse motivo o acesso dessas delícias na nossa alimentação cotidiana é dificultado.

Além do mais, as barrinhas proteicas do mercado contam com doses muito altas de adoçantes e conservantes, somadas a uma lista de ingredientes pouco “limpa”. Por tudo isso devem ser consumidos com moderação.

Entretanto, essa receita traz uma solução para contar com as barrinhas de proteína nos lanches da manhã ou da tarde. Portanto, essa é uma refeição proteica deliciosa, muito prática, caseira e que sem dúvidas vai te salvar da vontade de doces!

16. Brigadeiro de biomassa

Primeiramente, vale destacar que a biomassa é um ingrediente versátil, muito nutritivo e pouco calórico, por isso, já foi incorporada à alimentação da comunidade vegana.

Portanto, se você não resiste a um docinho durante a tarde, não pode deixar de testar essa opção de lanche docinho a base de biomassa.

Além de tudo, é muito saboroso e prático e não perde (tanto) pro brigadeiro tradicional que a gente ama!

Receitas fitness para o jantar

Grandes benefícios com receitas fitness
Fonte: Dicas de mulher – Grandes benefícios com receitas fitness

17. Creme de cenoura

De modo geral, essa receita de creme de cenoura com gengibre é uma das melhores pedidas para um jantar. Afinal, é uma receita leve e nutritiva, além de versátil, já que pode ser consumida quente ou fria, no dia seguinte ou em algum lanche.

Além do mais, essa refeição tem o potencial de acelerar o metabolismo, por causa das propriedades termogênicas do gengibre.

Ademais, também conta com baixo valor de carboidratos e pode ser combinada com uma carne da sua preferência, frango ou mesmo soja texturizada, para um aumento na ingestão de proteínas.

18. Pizza

Se você pensa que não é possível emagrecer comendo pizza, vai mudar de ideia depois de conhecer essa receita deliciosa e surpreendente.

Para tanto, a receita ensina uma massa feita a base de couve-flor ou brócolis, que conta com baixo teor de carboidratos, além de contar com recheio super proteico!

19. Panqueca nutritiva

A panqueca é uma das opções de refeições mais práticas para preparar durante o seu dia a dia. Até porque, ela conta com ingredientes simples e um preparo rápido.

Aliás, uma das vantagens da panqueca é a versatilidade de recheio, que pode levar o seu tipo preferido de proteína.

20. Almôndega

Sobretudo, essa é uma opção de proteína magra para acrescentar em suas refeições, por ser muito versátil.

Aliás, uma das maiores vantagens é que você pode congelar e preparar sempre que desejar, dentro de pouquíssimo tempo.

Além de tudo, conta com fibras e muito sabor e combina com qualquer tipo de acompanhamento.

Por fim, uma sugestão é combiná-la com um molho de tomate saboroso e arroz integral no jantar.

21. Torta de tapioca com ricota e espinafre

Essa receita, de preparo pouco complexo, surpreende em textura, sabor e leveza. Além disso, é muito dinâmica e pode fazer parte de qualquer refeição do dia.

Posto que conta com ingredientes baratos, é uma opção perfeita para fugir da rotina de alimentação sem exagerar nas calorias.

Bônus para a sua sobremesa

receitas fitness - Refeições que emagrecem
Fonte: Comida e receitas – receitas fitness – Refeições que emagrecem

1- Camarão na moranga

A receita bônus é um clássico da culinária litorânea do Brasil e encanta aos mais diversos paladares pelo sabor inconfundível e técnica simples.

Adaptou-se a versão tradicional nessa receita para uma versão light. Dessa forma, conta com ingredientes menos calóricos, que, contudo, não perdem nada em sabor.

Portanto, sugiro a receita para ocasiões especiais, quando quiser surpreender quem você ama.

Por isso, vale a pena tentar executar essa receita superespecial e saborosa, mega nutritiva e sem extrapolar nas calorias.

2- Torta de maçã com canela

A verdade é que ninguém resiste a uma sobremesa linda saborosa em ocasiões especiais. É por esse motivo que essa torta de maçã compõe a nossa lista.

Já que, como se não fosse suficiente, a torta conta com opções de ingredientes mais saudáveis, o que a torna menos calórica.

Por tudo isso, é simplesmente perfeita! Assim, garanto que irá surpreender quem você ama com essa sugestão de sobremesa apaixonante!

Além das receitinhas… Para emagrecer de uma vez!

Receitas fitness - Perdendo medidas na cintura
Fonte: Paula Tostes – Receitas fitness – Perdendo medidas na cintura

Sobretudo, não se esqueça que o emagrecimento é resultado do que se chama “déficit calórico”, e isto significa, simplesmente, ingerir menos energia do que se gasta.

Sabendo disso, atinge-se um cenário de déficit calórico satisfatório por meio de uma mudança de estilo de vida, em termos de alimentação.

Nesse sentido, é importante ter em mente que as receitas fitness rápidas para almoço e janta são grandes aliadas na busca pelo emagrecimento, isso porque elas traduzem soluções de refeições saborosas.

Além de tudo, contam com ingredientes de alta qualidade nutricional e altos índices de proteína, o que é essencial na busca por perda de peso.

Apesar disso, as receitas fitness rápidas para almoço e janta por si só não podem trazer sozinhas o emagrecimento tão desejado.

Hoje, sabe-se que a baixa ingestão calórica, somada ao baixo gasto energético, ou seja, simplesmente comer pouco sem se exercitar, pode, no futuro, levar a um aumento de gordura corporal.

Enfim, essa conclusão se retira de resultados de pesquisa realizada nos Estados Unidos.

Na prática

Receitas fitness - Aliando ao seu esporte
Foto de The Lazy Artist Gallery no Pexels – Receitas fitness – Aliando ao seu esporte

Saiba, por sinal, que é fundamental associar às refeições balanceadas a prática de exercícios físicos, que devem ter certa constância.

Por isso, movimente-se! Fato é que é possível atingir o déficit calórico mesmo ingerindo grandes quantidades de comida.

Contudo, tanto só é possível se o seu corpo gastar energia satisfatoriamente, por meio da prática de exercícios físicos.

Dessa forma, preocupe-se em fortalecer o corpo, para que o emagrecimento se dê com saúde e equilíbrio.

Acredite que para emagrecer de maneira saudável, é muito importante garantir boas noites de sono e alta ingestão de água.

Tome por parâmetro de ingestão de água a média de 35ml por quilo corporal, ao dia. Ademais, não se esqueça que os outros líquidos, como sucos, chás ou café não podem substituir a água.

Sabendo de tudo isso, o processo de emagrecimento tem muito mais chances de dar certo.

Portanto, coloque as dicas em prática e mãos à obra nestas receitas fit de sucesso.

Enfim, os resultados benéficos certamente virão logo!

Gostou desse post? Então não deixe de escrever-nos um comentário e compartilhar com quem precisa conhecer essas dicas!

Ah, e claro, continue com a gente para conferir outros posts sobre saúde e bem-estar:

Fontes: Conquiste a sua vida, Tua saúde, BVMS, Pubmed, Receitaria

Letícia Duarte em blogbeyou
Meu nome é Letícia, tenho 20 anos e sou graduanda em Direito.
Vivo na cidade de Goiânia, muito embora já tenha vivido em quase uma dezena de cidades por todo o Brasil.
Cursei Direito na Universidade de Coimbra durante um ano, onde vi a paixão pela redação e pelo mundo jurídico crescerem.
Conto com certificação em técnicas de SEO, possuo fluência em inglês e suficiência em francês e espanhol.
Tenho por grandes encantamentos o mundo jurídico como todo, a prática esportiva, viagens e estilo de vida equilibrado, yoga e psicologia da autoimagem.
Letícia Duarte

Deixe um comentário