Pular para o conteúdo
Início » Troca de Anticoncepcional: Tudo que você precisa saber

Troca de Anticoncepcional: Tudo que você precisa saber

Quer trocar o seu anticoncepcional? Se você tem dúvidas sobre como trocar o método contraceptivo, venha conferir a matéria!

Troca de Anticoncepcional
Fonte: Supera Farma – Troca de Anticoncepcional

Troca de anticoncepcional

Primeiramente, se você não está gostando do seu método contraceptivo atual. Ou está procurando por um outro método contraceptivo. Chega mais, pois iremos tirar todas as suas dúvidas acerca da troca do anticoncepcional.

Sobretudo, os anticoncepcionais são medicamentos ou dispositivos médicos usados para prevenir uma gravidez. E podem ser usados em comprimido, anel vaginal, adesivo transdérmico, implante, injetável. Ou dispositivo intrauterino.

Inclusive, nunca se auto medique. Sobretudo, recomendamos que você procure sempre um médico antes de iniciar com um anticoncepcional.

Pois, o corpo pode não se adaptar ao método contraceptivo escolhido. E se isso ocorrer, apenas o médico poderá realizar a troca de anticoncepcional.

Até porque, se você trocar o anticoncepcional sem os devidos cuidados, você pode engravidar. Inclusive, se você se deu bem com o seu método, pode ficar tranquila. Pois, ele não perde o efeito, mesmo após anos usando.

Enfim, agora vem conferir as principais dúvidas sobre troca de anticoncepcional e veja se a sua dúvida também está aqui. Vem, aqui tem tudo que você saber sobre o assunto! 

Como saber se é preciso trocar o anticoncepcional?

Antes de mais nada, como já afirmamos, o anticoncepcional nunca perde o efeito. Ou seja, não existe um tempo médio para o anticoncepcional perder efeito ou ficar incompatível com o seu corpo.

Aliás, caso você não se adapte bem com o método contraceptivo aí sim, pode ser uma boa ideia trocar o remédio. Caso contrário, não é necessário.

Sobretudo, para você entender melhor, separamos algumas reações que o corpo pode ter quando ele não se adapta ao anticoncepcional:

12 Reações comuns do corpo na troca de anticoncepcional

  1. Constantes dores de cabeça;
  2. Cólica frequente;
  3. Sangramento de escape que não para;
  4. Problemas dermatológicos como: espinhas e queda de cabelo;
  5. Náuseas e vômitos;
  6. Tontura;
  7. Dores nas mamas;
  8. Alteração da libido;
  9. Alterações emocionais;
  10. Variações de peso;
  11. Ausência de menstruação (exceto quando são anticoncepcionais injetáveis como o DIU. Por isso, não é considerado um efeito colateral, mas sim natural do método);
  12. Dor, inchaço e vermelhidão nas pernas.

De modo geral, caso você esteja sentindo alguns desses sintomas com frequência, recomendamos que você consulte uma ginecologista. Pois, cada organismo reage de uma forma diferente!

Como trocar o anticoncepcional? 

Como fazer a Troca de anticoncepcional
Fonte: Isto é – Troca de anticoncepcional

De acordo, com as recomendações, a mudança de anticoncepcional ocorre no final do ciclo, sendo assim:

  • Geralmente, um dia após o último comprimido da sua cartela de pílula;
  • Na sua próxima injeção;
  • No dia em que seria aplicado o novo adesivo ou anel;
  • Na data que retirar o implante ou o DIU;
  • No primeiro dia do ciclo menstrual.

Atenção! Todas as vezes que realizar qualquer transição de um método para o outro, existe o risco de engravidar nas primeiras semanas. Então, se previna e tome cuidado.

Portanto, é muito importante o uso de camisinhas em todas as relações sexuais. Até porque, a camisinha também é o único método que protege contra as DSTs. Portanto, se proteja.

Quanto tempo esperar para mudar de anticoncepcional? 

Depende!

É preciso levar em consideração qual tipo de anticoncepcional utiliza, atualmente. Pois, cada método exige um procedimento adequado.

Então, é sempre bom se atentar às recomendações da bula e do médico.

Posso trocar o mudar de anticoncepcional por conta própria? 

Antes de mais nada, apenas o médico saberá te dizer qual é o melhor método contraceptivo. Afim de evitar efeitos colaterais indesejados.

De modo geral, não é recomendável realizar trocas de anticoncepcional por conta própria!

Quais são os sintomas da mudança?

Assim como, tudo tem um período de adaptação, pode ocorrer alguns efeitos colaterais. Como por exemplo, dores de cabeça, náuseas, tonturas e surgimento de acnes.

Por último, mas não menos importante, eu selecionei um vídeo falando a respeito da troca de anticoncepcional.

Segundo a Dra. Débora Tonetti, ginecologista obstetra e professora da faculdade de medicina do Centro Universitário São Camilo. Confira um pouco mais!

Youtube – Drauzio Varella

Enfim, me conta se você já teve algum efeito colateral com anticoncepcional. E caso tenha outras dúvidas a respeito da troca do método contraceptivo, é só perguntar!

Gostou da matéria do dia?

Vem conferir mais uma matéria do Blog: Skinbooster- O que é, vantagens + 5 Benefícios para a sua pele

Fontes: Tua Saúde, E aí, rolou?, UOL

Meu nome é Jordana Queiroz, tenho 24 anos, nasci e moro em Goiânia.

Eu finalizei a faculdade de Relações Públicas, já morei fora durante 1 ano, falo inglês fluentemente e amo estudar assuntos ligados à marketing e mídias sociais.

Amo tudo relacionado ao universo da beleza, por esse motivo criei um Instagram (@joorqueiroz), onde eu compartilho meus conhecimentos como dicas, tutoriais, resenhas, tendências, conteúdos sobre cabelo, maquiagem e skin care.
Jordana Queiroz

Deixe um comentário