Pular para o conteúdo
Início » Decoração DIY: + de 20 inspirações pra você

Decoração DIY: + de 20 inspirações pra você

Conheça tudo sobre essa forma autentica de decorar. A decoração DIY pode ser um hobby e um excelente extra nas finanças.
Fonte: Positivo

Antes de começar, gostaria de convidar vocês para conferir o vídeo da Brenda Gonçalves. Ela é uma super designer de ambientes. Inclusive, temos um vídeo que está disponível no nosso feed do instagram (@blogbe.you). A Brenda foi convidada para falar um pouco mais sobre decoração DIY. E consequentemente rolou várias dicazinhas que você super pode usar.

https://www.instagram.com/tv/CEaBp6aDsMm/?utm_source=ig_web_copy_link

Em primeiro lugar, eu sempre gostei muito desses assuntos que envolvem decoração de casas. Principalmente móveis artesanais e tudo o que se refere, sobretudo, ao universo da criatividade. Acredito também que nós somos capazes de criar coisas que nem imaginamos. Inclusive, temos a prova viva. A seguir na nossa matéria vocês vão poder ver algumas inspirações surreais que encontramos de decoração DIY.

Mas, afinal o que significa DIY? Basicamente, DIY é uma abreviação de “do it yourself”. Ou seja, traduzindo ao português significa, “faça você mesmo”. De modo geral, é uma técnica de decoração que você mesma cria seus móveis e, sobretudo, objetos com itens de casa.

A técnica pode ser muito ampla. Porque vai desde a criação de peças de arte personalizadas, seja a reciclagem de objetos antigos. Como também a construção de móveis com materiais reaproveitados. Ou até mesmo a pintura. Assim como a renovação de paredes e tetos.

Ficou com aquele gostinho de quero mais? Então continue a leitura, pois não só expliquei tim tim por tim tim, como também separei mais de 50 ideias legais de DIY para se inspirar e inovar na sua casinha.

Como surgiu a técnica DIY decoração?

O que é DIY decoração e como fazer
Viva decora – O que é DIY decoração e como fazer

Não se tem ao certo uma data. No entanto, pode se dizer que ela tem suas raízes na cultura da autossuficiência. Contudo, porém o conceito moderno DIY veio popularizar-se de fato nos anos 60 e 70. Ou seja, no auge do movimento hippie. Afinal, a galera estava começando a expressar sua criatividade nessa época. Dessa forma, a técnica foi expandindo sobretudo como uma autoesxpressão.

Por ser uma técnica mais acessível de decoração, ela passou de geração para geração. Como também se tornou ainda mais popular agora no século XX. Com isso, a decoração potencializou a vontade das pessoas pela disponibilidade de materiais e ferramentas acessíveis. Isso tudo, junto a economia de dinheiro deixou o DIY em alta. Agora, somado a internet e, sobretudo, as redes sociais o movimento está para todos mais do que nunca. Inclusive, como a própria Brenda disse no vídeo. Hoje já conseguimos encontrar DIY nas roupas, como também em sapatos, móveis e até mesmo em cervejas.

Portanto, a ideia continua sendo aceita. Além de seguir crescendo. Afinal, estamos em uma era onde só expandimos ainda mais a criatividade. A autoesxpressão e, sobretudo, a personalização tornaram-se necessidade. Mas também, nada melhor do que deixar a casa linda, aconchegante e basicamente com a sua cara, não é mesmo?

O objetivo da decoração DIY é, sobretudo, criar um ambiente exclusivo e personalizado. Ele precisa basicamente refletir o proprietário e os seus gostos. Além de ser uma maneira bastante econômica de decorar. Com isso, muitas pessoas adotam a técnica como um hobby. Ou também como uma forma de passar o tempo livre.

Inclusive, existem muitos recursos disponíveis on-line, como tutoriais e blogs. Eles ajudam a inspirar e orientar diversos projetos, uma ótima opção para fazer renda extra.

Qual a relação do DIY decoração com a sustentabilidade?

DIY decoração com a sustentabilidade?
Fonte: Decor fácil – DIY decoração com a sustentabilidade?

A decoração Do It Yourself e a sustentabilidade podem andar de mãos dadas. Já que ambas promovem a utilização criativa de materiais existentes e, sobretudo, a redução do desperdício.

Basicamente, a principal intenção dessa técnica é você construir ou reconstruir um objeto com suas próprias mãos. Ou seja, ao invés de você descartar e jogar fora coisas que você acredita que não tem mais função, consequentemente você as recicla.

Dessa forma, desenvolvemos uma rotina sustentável. E logo assim, descobre-se um novo estilo de vida. Então, caso queira continuar usando aquela mesa de madeira, por exemplo, você pode. Basta simplesmente pintá-la ou desenhá-la. Assim ela ganha outra aparência.

Enfim, a intenção, basicamente, é você usar materiais que já não estão mais sendo utilizados. E depois transformá-los em um novo móvel. Por isso, o DIY e a sustentabilidade são bests. E a gente só agradece né, mana?! Não é todo dia que tem uma moda permitindo a gente arrasar gastando pouco.

Ideias de DIY decoração

Ideias de DIY decoração
Fonte: Decor fácil

Antes de mostrar nossa seleção de ideias, vale destacar e ressaltar que quase todas foram tiradas do vídeo da Brends. Então, não deixem de conferir ela sabe e entende! Assim você não fica perdida e dando bola fora na deco da sua casa ou quartinho.

  • Use bastante nichos de madeiras, com palitos de dente e de MDF;
  • Faça mural de fotos com cordas de sisal, use também fios de nilon e cabides.
  • Sabe aquelas mesas e cadeiras com madeiras antigas? Tá liberado usar também!;
  • Reutilize garrafas de vidro, assim latas de alumínio ou copos de acrílico. Todos esses materiais entram na parada sustentável como falávamos anteriormente;
  • Outra ideia também é a utilização de lâmpadas antigas para fazer terrário ou copos;
  • Redecore uma parede;
  • Pinte de cor diferente os móveis. Dessa forma, você da cara nova ao ambiente.
  • Acima de tudo, basicamente, solte sua criatividade!

Confira a seguir algumas dicas exclusivas e selecionadas para você. Porém fica o nosso alerta: cuidado para não viciar e, basicamente, transformar sua casa toda.

Dicas de DIY para você se inspirar

1- Sala

Dicas de DIY para você se inspirar
Viva decora – Dicas de DIY para você se inspirar

2- Quarto

3- Banheiro

4- Cozinha

Enfim, espero que tenhamos conseguido te inspirar. Então deem asas a criatividade e mãos a obra. Transforme a sua casa gastando pouco e ainda usando sua personalidade.

Mas caso você seja business woman, invista nas ideias para lucrar. Isso mesmo! Selecione as ideias mais rentáveis e replique. Com isso, você já corre pro insta faz seu IG e divulga bastante. Por favor, só não esquece de marcar a gente. Afinal, uma gata de sucesso está sempre enaltecendo o job das migas.

Essas é uma daquelas matérias mais que perfeitas. Porque ou você usa lucrando, ou te ajuda arrumar seu cantinho. Sendo assim, da de usar em absolutamente TUDO. E você gosta de fazer? Já tem algum objeto DIY na sua casa? Conta pra gente a seguir nos comentários!

Agora vem conferir mais uma matéria do blog: VSCO girl- O que é, quais são as principais tendências + tutoriais

Imagem de destaque: Pinterest

Fontes: Viva Decora Blog, Viva Decora Blog e Decor fácil

Emilly Krishna em blogbeyou
Meu nome é Emilly Krishna, tenho 23 anos, nasci em Caldas Novas, mas moro atualmente em Goiânia.

Sou formada em Jornalismo desde o final de 2019, e atualmente trabalho com a parte de assessoria de comunicação e como social media para mais de 10 marcas.

Sou viciada em café, amo animais e cachoeiras. Gosto de ser leve, apesar do meu jeito "nervosa de ser". Sou geminiana com ascendente em câncer, E não sou duas caras, como vocês gostam de taxar os geminianos. Ás vezes bipolar e muito chorona kekek.

Sou sonhadora, determinada, trabalhadora e amo praticar atividade física. E claro, sou a idealizadora de todo o universo Be You.