A vulva muitas vezes é confundia com a vagina. Mas existe uma diferença entre elas.
Venha conferir e saber mais sobre as partes e prenda a diferença de Vulva e Vagina

Muitas mulheres não conhecem seu corpo e principalmente a região intima. A vulva na maioria das vezes é confundida com a vagina, porém são partes do corpo diferentes. Na anatomia feminina, este é o conjunto que forma a parte externa do órgão sexual.
As partes que compõem a vulva são: clitóris, grandes e pequenos lábios, uretra, abertura vaginal e períneo. Vamos conhecer cada um deles e como cuidar da higiene da vulva?

1. O que é a Vulva?
A vulva é toda a região externa e visível do genital feminino, considerada grande fonte de prazer para as mulheres. A parte externa deste órgão é formado pelo púbis ou monte de vênus, grandes e pequenos lábios, vestíbulo vulvar, clitóris, meato uretral, períneo e ânus.
2. Partes da vulva

- Monte de Vênus: É a parte constituída por tecido adiposo (gordura) e recoberta de pelos que começam a surgir na adolescência. Além do mais, o púbis tem como função proteger o osso pubiano de impactos, como por exemplo, na relação sexual.
- Grandes lábios: Os grandes lábios protegem a abertura da vagina e uretra da entrada de fungos e bactérias. São dobras formadas por tecido adiposo e conjuntivo, coberto por pele e pêlos que vão do púbis até o períneo.
- Pequenos lábios: Essa região é bastante sensível e aumenta de volume quando a mulher está excitada. Portanto, existem diferentes tipos de pequenos lábios que podem ser assimétricos, de tamanhos distintos e abertos.
- Vestíbulo vulvar: É a parte interna dos pequenos lábios, sendo delimitada pela parte superior do vestíbulo formado pelo clitóris e a base.
- Clitóris: O clitóris possui diversas terminações nervosas, por esse motivo tem importante função no prazer sexual da mulher. Ele é formado por tecido erétil e se localiza na parte superior da vulva, entre os pequenos lábios e próxima à uretra.
- Meato uretral: Segundo a especialista, o meato uretral é o canal em que sai a urina. A uretra feminina mede cerca de 5 cm de comprimento e 8 mm de diâmetro, e fica localizada entre o clitóris e a vagina.
- Períneo: Já o períneo feminino é uma porção de pele entre a parte inferior da vulva e o ânus. Além disso, a musculatura do períneo é responsável pela sustentação dos órgãos pélvicos e tem importante função no parto. Quando fortalecida, essa região colabora para um parto normal e menos doloroso.
- Ânus: Se localiza logo após o canal anal, sendo responsável por excretar os gases e materiais fecais.
3. Vulva X Vagina – diferença entre elas
É comum confundir a vulva com a vagina, mas existe uma diferença entre elas. A vulva é a região externa da nossa genitália, a parte visível, e a vagina é o canal interno, que se comunica com a entrada do útero.
É importante ressaltar que é pela vagina que escorre o sangue durante a menstruação ou por onde saem secreções, mas nunca urina.
4. Cuidados com a vulva

4.1 Higienização
Nosso corpo possui um mecanismo fisiológico auto regulatório para equilibrar o seu pH e manter as condições adequadas que evitam a proliferação de fungos e bactérias. Não existe nenhuma necessidade de usar sabonete íntimo rotineiramente. Inclusive, isso mexe com o equilíbrio natural do seu corpo porque são sabonetes repletos em química.
Sobretudo, a vulva deve ser higienizada apenas com água ou com sabonete neutro de pH ácido. Lembrando sempre que se deve higienizar apenas a região externa, nunca introduza sabonete na vagina.
4.2 Deixe respirar
Sempre que puder, evite deixar a região da sua vulva abafada por roupas muito grossas e apertadas. Prefira usar roupas confortáveis e até durma sem calcinha para deixar a região arejada e assim evitar o acúmulo de suor e secreções que podem favorecer a proliferação de fungos e bactérias.
4.3 Sem absorventes diários
A vulva naturalmente secreta fluidos e é muito comum que mulheres façam uso de absorventes diários de forma ininterrupta para manter a “higiene” da região. Mas o fato é que os absorventes abafam a vulva e fazem aumentar o risco de infecções, portanto é altamente contraindicado fazer uso contínuo deles.
Gostou das dicas ? Deixe nos comentários se tem alguma duvida
Leia também sobre: Libido: O que é? Por que as mulheres sofrem com a baixa dele?
Fontes: G1, Dicas de mulher e Prazer ela